PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

O que é origami? Origem do origami, simbologia do origami, história do origami


Origem
Origem da Palavra Origami
Origami: Arte de dobrar o papel.

A origem da palavra é japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar; kami, deriva do desenho de seda e significa papel e espírito de Deus.

Ao juntar ori com kami a pronúncia fica ” Origami”

           ORI                   KAMI

Origem da palavra Origami: Ori

Origem da palavra Origami: Kami







História
Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto à origem do papel.

O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. T´Sai Lun (administrador do palácio do imperador chinês) foi o responsável por essa descoberta, ele misturou panos, redes de pesca e cascas de árvores. No império chinês essa técnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Somente no século VI ela chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino).

O origami foi introduzido nessas festas:

Nos casamentos eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a união dos noivos;
Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos não podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras;
Os samurais se presenteavam com o “Noshi”, que são pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca.
Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessível e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas, oralmente, de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.

Os primeiros livros de Origami surgiram no período de 1603 a 1867, mas o primeiro com instruções foi “Como Dobrar Mil Tsurus” - Senbazuru Orikata, em 1797. A partir daí o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. O livro “Kan No Mado”, publicado em 1845, incluía cerca de 150 modelos de origami, dentre eles o origami de sapo. Este é o marco do cresimento do Origami como atividade recrativa no Japão.

Akira Yoshizawa é o pai da Origami Moderno, ele inventou os Símbolos usados nas atuais instruções passo-a-passo, para ele o Origami é uma filosofia de vida. Depois da invenção do papel o mais importante para o Origami é o Sistema Yoshizawa – Randlett, 1956, pois ele permite a difusão internacional das diversas criações.

No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde.

Na Espanha a arte de dobrar papel chegou com os Mouros, do Norte da África, no século VIII, mas só eram criadas figuras geométricas porque a religião proibia a criação de formas animais. Da Espanha, entrou na Europa com as rotas comerciais marítimas e tempos depois chegou aos Estados Unidos.

Reza a lenda que quem fizer mil tsurus, desejando algo, terá sucesso.



Dicas gerais para um bom Origami

Antes de começar a dobrar os papéis leia algumas dicas que facilitarão o seu trabalho:

Faça as dobras em uma superfície lisa, plana, sólida e bem iluminada;
Utilize papel fino se for iniciante nessa arte ou se for fazer um modelo com muitas dobras;
Evite usar papéis caros no começo se ainda for iniciante;
Mantenha as mãos limpas para não sujar o seu origami;
Antes de começar a dobrar, veja se conhece todos os símbolos das instruções, se não conhecer algum, aprenda antes;
Siga corretamente as medidas sempre que elas existirem;
Acentue os vincos das dobras passando a unha sobre elas;
Siga o passo-a-passo à risca;
Não tenha pressa para terminar, a paciência é muito importante para fazer um origami, principalmente se essa for a sua primeira vez;
Caso se perca na ordem das instruções, não se desespere! Compare o que fez com a figura do diagrama ou do vídeo, se necessário, recomece;
Pratique várias vezes o mesmo modelo. Não se esqueça de que a prática é o que leva à perfeição;
Você pode usar aqueles inúmeros papéis que recebe na rua para praticar;
Se estiver cansado ou não conseguir seguir o passo-a-passo, faça uma pausa, não tente fazer por teimosia.
O origami é para ser divertido!

Na falta de papéis coloridos pinte o seu (pode ser folha sulfite) com giz de cera deitado, que além de colorir grandes áreas do papel ele também impermeabiliza o trabalho, conservando o origami por mais tempo.
Boas dobras!


Simbologia

VALLEY FOLD = “DOBRA EM VALE” 
Valley Fold é quando fazemos uma dobra formando uma depressão no local. É indicada com uma linha tracejada e uma seta com a ponta simétrica que indica o movimento do papel.
MOUNTAIN FOLD = “DOBRA EM MONTANHA”
Quando fazemos a dobra para longe, formando um pico, temos a chamada Mountain fold. Esta dobra é representada com uma linha de traços alternando com dois pontos e uma seta assimétrica que indica o movimento do papel.
De modo geral, se a seta é simétrica dobramos o papel na nossa direção, se a seta é assimétrica o papel é dobrado paro o outro lado, para longe.
FOLD AND UNFOLF = “DOBRAR E DESDOBRAR”
símbolo que representa o dobrar e desdobrar é uma seta que vai e volta sobre ela mesma. O resultado final é apenas a marca da dobra, que é indicada com uma linha contínua e fina.

PUSH HERE = “EMPURRAR AQUI”
Uma dobra Push Here é indicada por um seta branca com uma cauda mais grossa também em branco, indicando que o papel deve serempurrado para dentro simetricamente ou ainda invertido.
CONFIGURAÇÕES DAS BORDAS DO PAPEL
Existem diferentes formas de se fazer um zig-zag : em toda a folha (incluindo todas as camadas) pode ser dobrada para trás e para frente – uma Valley seguida de uma Mountain – (exemplo da esquerda) ou pode ser dobrado dentro da própria folha e depois tornar a sair (exemplo da direita). Para distinguir estes dois casos, são desenhadas linhas indicando o modo como o zig zag vai ser feito.
DAR ATENÇÃO A PONTOS
Quando uma dobra pouco usual é feita e se quer dar atenção a um ponto marca-se esse ponto com um X para poder seguir bem o movimento do papel.
RODAR
Um círculo com duas setas mostrando a direção e o quanto se deve virar indica que se deve girar o seu origami.
DISTÂNCIAS IGUAIS
Os símbolos da imagem indicam que as dobras devem ser feitas de modo que duas ou mais distâncias sejam iguais.
ÂNGULOS IGUAIS
Arcos semelhantes indicam os ângulos que devem ser iguais.
DOBRAR E TORNAR A DOBRAR SOBRE A ÚLTIMA DOBRA
A seta tocando o papel mais de uma vez indica a quantidade de dobras Valley Fold que devem ser feitas.
OPEN SINK = “AFUNDAR ABERTO”
Indicado por uma seta branca sem cauda, é uma maneira específica de inverter um ponto até que ele fique todo achatado ao se fazer um ponto intermédio.
CLOSED SINK = “AFUNDAR FECHADO”
Indicada por um seta preta sem cauda, é uma dobra menos comum onde se inverte o ponto sem desdobrar nada.
VIRAR O PAPEL AO CONTRÁRIO
Indicado por uma seta fazendo um loop, deve-se virar o papel todo ao contrário, na direção da seta.
TIRAR PAPEL “DAQUI”
Deve-se tirar o papel do interior do seu origami ou desdobrar aonde é indicado por uma seta branca com uma cova na cauda.
VISTA DO INTERIOR
Esta linha tremida é usada para mostrar partes escondidas do seuorigami para que você possa comparar e ver se está fazendo certo.
LINHA DE RAIO X
Uma linha com pontos serve para indicar uma dobra ou borda escondida. As vezes é usada para projetar a posição que uma aresta vai tomar no passo seguinte.
Linha de Raio X é geralmente usada para indicar a continuação de uma dobra feita por trás de uma folha, enquanto a Vista do interior é para estruturas mais complexas.
PRÓXIMO PASSO COM VISTA EM MAIOR ESCALA
Indicada por uma seta branca com a cauda que vai aumentado, mostra uma imagem aumentada do próximo passo.
PRÓXIMA VISTA A PARTIR DO ÂNGULO INDICADO
Um olho de lado é útil em origamis tridimensionais, pois indica que o próximo passo é desenhado de acordo com a vista do olho desenhado.
SEGURAR “AQUI” E PUXAR
Um círculo com uma seta ligada significa segurar o papel na posição do circulo e puxar na direcção da seta. Podem aparecer dois círculos indicando como utilizar as duas mãos.

Fonte: Como fazer origami

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...