Texto com interpretação: "A lenda do surgimento da fogueira de São João"



A lenda do surgimento da fogueira de São João

Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora então perguntou:
__ Como poderei saber do nascimento dessa criança?
__ Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa. Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho.

***

Interpretando o texto:
1. A lenda fala do nascimento de uma criança. Quem era essa criança?
...
2.Em que data aconteceu o fato que está registrado na lenda?
...
3.Quem era a mãe de João Batista, segundo a lenda?
...
4.Como Nossa Senhora ficou sabendo do nascimento de João Batista?
...
5.Você sabe o que é uma lenda? Vamos pesquisar?
...
6.Agora, crie você mesmo uma lenda sobre as festas juninas. Pode ser uma lenda que explique alguma comida típica, o casamento na roça, os enfeites, o costume de soltar balões etc. Solte sua imaginação e dê um título à sua lenda junina!
...
7.E por falar em balões... O que você sabe a respeito do hábito que as pessoas têm de soltar balões nesta época do ano? É um hábito saudável e correto? O que você pode fazer para ajudar a conscientizar essas pessoas do perigo dos balões?
...
8.Pense bem e escreva algumas coisas ruins que podem acontecer quando se solta balões:
...
9.Agora, mãos à obra! Você pode confeccionar um cartaz bem colorido comunicando às pessoas os perigos dos balões e deixando uma mensagem para que evitem esse hábito! Vamos lá?
...
10.Você costuma participar de festas juninas na sua escola, igreja ou cidade? Você gosta das festas? O que mais gosta nelas?
...
11.Imagine que você é o organizador de uma festa junina. Como seria a sua festa? O que teria nela? E o que não teria? Solte a sua imaginação!
...
(Questões elaboradas por Professora Elizabeth Freitas)





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo