Encontre aqui o que você procura

Pesquise sem acentos!
Custom Search

03 de Agosto - Dia do Tintureiro

 

   Dia 03 de agosto é dia de Santa Lídia, padroeira dos Tintureiros. Por isso, neste dia é comemorado também o Dia do Tintureiro.



Santa Lídia
Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa. Judia comerciante de púrpura, ela converteu-se ao cristianismo batizada por São Paulo. Sua cidade, Tiatira, na Ásia, tornou-se notável em razão dos famosos tecidos de púrpura e da indústria de tinta.

      É chamado de tintureiro aquele profissional que tinge, que dá cor e aplica tintura aos tecidos. É um ofício que existe desde a antiguidade. Na época em que surgiu o trabalho era todo realizado manualmente, e, além do tingimento, os tintureiros cuidavam de forma geral das roupas da freguesia. Eram entregues passadas e engomadas aos clientes.
Com o passar do tempo e como ocorreu com muitas outras profissões, a partir do surgimento da indústria, o trabalho dos tintureiros foi aos poucos se modernizando. Hoje, as tinturarias dispõem de máquinas modernas que realizam o tingimento dos tecidos em larga escala. Essa coloração dos tecidos ou substratos têxteis, como são também chamados, envolve toda a atividade realizada para que cada um apresente suas características próprias. São processos químicos e físicos, determinados de acordo com o tipo de produto final que se quer obter.






A púrpura é uma matéria corante vermelho-escura usada antigamente para tingir tecidos.



Fontes  da pesquisa: UFGNet, Correio de Uberlândia

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo