Pesquise sem acentos

Pesquisa personalizada

22 de Agosto - Dia do Folclore!



Dia do folclore no Brasil

No Brasil, todos os anos, no dia 22 de agosto é comemorado o dia do folclore. Essa data foi instituída em 1965 através do decreto federal nº 56.747/65, assinado pelo então presidente Humberto Castelo Branco. Reza o documento em seu artigo primeiro que: “ Será celebrado a 22 de agosto, em todo o território nacional o Dia do Folclore” (BRASIL, Decreto nº 56.747, 1965). O referido documento foi inspirado na Carta do Folclore Brasileirode 1951 , elaborada e aprovada durante o I Congresso Brasileiro de Folclore no referido ano.


  • Qual a origem?

A palavra folclore vem do inglês folk lore. Folk significa povo e lore, estudo, conhecimento. Sendo assim, folclore é o estudo dos costumes e tradições de um povo. O termo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), quando no dia 22 de agosto de 1846, publicou um artigo na revista The Athenaeum, justificando ao uso do termo. William John Thoms estendeu a aplicabilidade do termo, fazendo referências aos costumes, lendas, superstições dos tempos antigos.

No Brasil, essa comemoração foi oficializada por um decreto federal, em 1965. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951, durante o primeiro congresso realizado sobre o tema no país, constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular ou pela imitação. Fruto dos costumes de índios, negros e brancos, o folclore nacional é composto de inúmeros elementos que variam entre si, de acordo com cada região do país.

obs: Leia A CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO na íntegra, CLICANDO AQUI
(Link funcionando)

"As escolas deveriam trabalhar mais sistematicamente os costumes e tradições que compõem o Folclore, durante todo o ano e não somente durante o mês de agosto." (especialista em Folclore, Odila Lange)



  • Evolução da grafia

A grafia original da palavra era folk-lore. Assim o vocábulo foi usado no Brasil até a década de 1930, quando a língua portuguesa sofreu uma reforma.A partir de então, com a extinção do k a palavra ganhou identidade brasileira e passou a ser escrita como a conhecemos: folclore.


Trabalho de WELLINGTON PINHEIRO
Ateliê CERÂMICA MOSAICO
  • Definição

O dicionário Aurélio apresenta três definições para folclore: “1.Conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções. 2.Conjunto das canções populares de uma época ou região. 3.Estudo e conhecimento das tradições de um povo, expressas nas suas lendas, crenças, canções e costumes; demologia, demopsicologia”. (AURÉLIO, 2005).

A definição, o conceito mais sólido de folclore nos é dado pela Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951. Segundo o documento: “Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO” (
BRASIL, Carta do Folclore Brasileiro, 1951).


  • Características do folclore
Mas com a diversidade da cultura popular como determinar se algo é considerado folclórico? Para isso algumas características devem ser observadas:

- A espontaneidade.
- O desconhecimento da autoria ou anonimato
- A oralidade, transmissão através da palavra falada.
- A tradicionalidade, ou seja, a transmição de geração à geração.
- A aceitação coletiva – deve haver identificação em massa com o fato;
- A popularidade ou vulgaridade, ou seja, deve acontecer na esfera polular.

O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios,
adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos
de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também inclui
festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções
(inclusive as baladas e canções de ninar).
A lista do que é folclore ainda inclui gestos, a maneira de chamar a atenção que
usam os vendedores de rua, os símbolos, as receitas de comidas, os motivos dos
bordados, alguns tipos de cercas e de casas e até mesmo maneiras de chamar e dar
comandos aos animais, porque todas essas manifestações são muito próprias de cada
cultura e diferem de região para região.
  • Curiosidade
O Saci é um dos personagens mais populares do folclore brasileiro. No final do século XVIII, índios e escravos já faziam relatos sobre ele. Embora a sua lenda tenha se concentrado no interior do país, a figura do negrinho de uma perna só chegou aos grandes centros urbanos através da televisão e da literatura.

Fontes:

BRASIL. Decreto nº 56.747. 1965.

_______. Carta do Folclore Brasileiro. 1951.

CABRAL, Alfredo do Vale. Achegas ao estudo do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, MEC-DAC-FUNARTE, 1978.

CASCUDO, Luís da Câmara. Antologia do folclore brasileiro. 2ª ed. São Paulo, Livraria Martins, 1954.

_________. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura / Instituto Nacional do Livro, 1954.

Sítios:
Biblioteca Virtual
Educaterra
Suapesquisa
Wikipedia
IBGE Teen
Qdivertido
Revista Museu
Aurélio
Infoescola
DouradosAgora
DomTotal


origem do termo folclore, o que significa folclore, como algo pode ser considerado folclore, pesquisa sobre folclore, o folclore brasileiro, download da carta do folclore brasileiro, baixar carta do folclore brasileiro, conceito para folclore, o que é folclore, folclore, tradições folclóricas;

Quer atividades e sugestões sobre folclore?








5 comentários

  1. Nossa eu estou encantada com o numero de informações que vc tem no seu blog sou sua seguidora e gostaria muito de ter o privilegio de tela como minha seguidora tbm,que Deus continue te abençoando beijos,parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e incentivo!!! Um abraço!!

      Excluir
  2. Parabéns pelo Blog e pelo trabalho realizado por vcs.
    Um grande abraço e sucesso.
    fmijprogramadesafio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e incentivo!!! Um abraço!!

      Excluir
  3. Estou encantada com a riqueza de informações que vcs tem no seu blog, trabalho com educação infantil e já sou seguidora do blog com certeza, é matavilhoso trocar experiências...beijos!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

ESPAÇO EDUCAR NO FACEBOOK

CURSOS ONLINE

ALFABETIZAÇÃO ANIMAÇÃO E RECREAÇÃO BULLYING COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DISTÚRBIOS APRENDIZAGEM ED. AMBIENTAL EJA ED. ESPECIAL REDAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO ESCOLAR RACIOCÍNIO LÓGICO MEMORIZAÇÃO PLANEJAMENTO DE ENSINO VER MAIS CURSOS BERÇARISTA INGLÊS BRINQUEDOTECA CONTADORES DE HISTÓRIAS GASTRONOMIA INFORMÁTICA NUTRIÇÃO INFANTIL

Novidades por e-mail! INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail para receber novidades!

Ao receber o primeiro e-mail será preciso clicar no link de confirmação.

POSTS RECENTES

MAIS LIDAS

AMIGOS DO ESPAÇO EDUCAR

DIVULGUE...

Espaço Educar - Um espaço para quem ama educação

DICAS DE RECICLAGEM!


Caixinha porta-jóias ou porta-treco feita com reciclagem de cd usado, caixa de leite, colheres, materiais reciclados!







ARQUIVO