Encontre aqui o que você procura

Pesquise sem acentos!
Custom Search

Projeto H1N1


Considero este um momento bastante complicado. Escolas fechadas, medo de contágio, dúvidas e mais dúvidas. Surge a necessidade de abordar o tema com os alunos, seja nas escolas que estão funcionando ou nas que voltarão a funcionar, mais cedo ou mais tarde. Mas, como dizer aos aluninhos da Educação Infantil que devem evitar abraços, beijinhos, apertos de mão? Por isso comecei dizendo que é complicado. Para as crianças, tocar, abraçar, beijar faz parte da convivência. Difícil também para os professores: como rejeitar abraço espontâneo, beijo dos alunos? Aperto de mão dos pais? Como transmitir de forma informativa, sem aterrorizar? Como criar novos hábitos de higiene, cuidados que anteriormente eram apenas saudáveis e agora podem ser a diferença entre a vida e a morte? Em primeiro lugar, informar. Sempre! Espalhar cartazes pela escola, avisar, falar sobre, orientar. Em seguida, tratar em aula, fazer com que os hábitos saiam do discurso e virem realidade.
(cartaz feito pela Profª Sonia Ubeda)

Separar momentos para que lavem as mãos, observar constantemente os gestos, e, infelizmente, ao menos neste momento, reprimir os beijinhos, ensinar a nunca espirrar sobre as pessoas, etc.

(cartazes feitos pela Profª Sonia Ubeda)

Complicado, sim, mas precisaremos lidar com isso e nem sabemos até quando. O professor deve ficar atento aos casos de crianças tossindo ou espirrando. Neste momento, a orientação é para que as pessoas com esses sintomas não frequentem a escola.
(cartaz feito pela Profª Sonia Ubeda)


O projeto compõe-se de textos retirados da Revista Nova Escola, power points recebidos por email, imagens retiradas de sites como o SmartKids e atividades confeccionadas pelos professores. Quero destacar aqui as atividades feitas pela querida Sonia Ubeda e agradecer imensamente. Como sempre, ela é nota dez!

Sugestões:

  • Pedir que pesquisem em jornais, revistas, internet sobre a nova gripe;
  • Redações com as conclusões da pesquisa e dizendo o que já sabem ou o que pensam a respeito;
  • Cartazes confeccionados pelos alunos: podem ser cartazes informativos, com letras grandes, avisando do que deve ser evitado, para serem espalhados pela escola ou ainda cartazes informativos, com recortes de notícias de jornais e revistas sobre o que está acontecendo;
  • Exposição de caixas vazias dos medicamentos considerados eficazes ou fotos dos mesmos, seguidas de explicações sobre em que momento se deve tomar o medicamento e a importância de ser receitado por um médico, quais os princípios ativos, como age no organismo etc.
  • Ficha de sondagem para ser preenchida em casa: perguntas para serem respondidas, com os hábitos da família, podem ser de marcar com X, por exemplo: quantas vezes costumam lavar as mãos, por dia? Alguém em casa está apresentando sintomas de gripe ou já apresentou? Como é a alimentação da família? Quantas pessoas estudam? Quantas trabalham e em que ambiente etc;
  • Procurar um filme explicativo na internet, baixá-lo e gravar em dvd, passando para a turma em seguida. Pode haver um momento de discussão sobre o filme, redações, ilustrações etc.
  • É importante realizar com alguma turma um catálogo dos casos mais graves e que terminaram em óbito em todos os países atingidos e principalmente no Brasil. Não é alarmismo, se estamos diante de um vírus para o qual nosso organismo ainda não possui defesas, é bom conscientizar a todos do quanto a prevenção pode ser a maior aliada. Para prevenir, no entanto, é necessário encarar com seriedade. As brincadeiras, inevitavelmente surgem, mas nesse momento é de vital importância que junto com elas, nasça também uma responsabilidade individual pelo projeto, para que a escola e a família sejam beneficiados.
  • É importante deixar máscaras expostas para que as crianças peguem, sintam como funciona e também proporcionar explicações adequadas da indicação do uso, da contra-indicação do uso etc.

4 comentários

  1. Olá! Tem selinho p/vc no meu blog. Vai lá pegar. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra copiar os videos da globo não tem url.........beijos Liza te adoro......Je Piquet

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas sugestões de atividades sobre a nova gripe.
    Postamos no nosso blog
    Abraços... e Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Olá quero parabenizar o projeto onde contribuirá muito para prevençao dessa nova gripe , com as sugestões aqui obtidas poderemos realizar um excelente trabalho ! Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo