Modelo de Relatório de Avaliação!




     Devido a diversos pedidos e dúvidas com relação aos relatórios de avaliação individual, estarei postando aqui alguns que escrevi para a Ed. infantil, 1º e 2º Semestres. Isto não significa que não sirvam para as outras faixas etárias. Foram escritos a partir do desempenho de alunos de 03 anos, porém, servem para que o professor observe traços característicos importantes que devem constar em um relatório.
O relatório não deve ser atitudinal. Sempre que fizer uma observação negativa, o professor deve fazê-la procurando a melhor forma de expressar-se, sem rotular o aluno ou dar-lhe um título negativo ou mesmo afirmando uma realidade imutável, como se para aquele aluno não houvesse solução. Procurar colocar as palavras de forma a deixar evidente que o aluno está enfrentando dificuldades, porém algumas ou várias atitudes vêm sendo tomadas pela equipe pedagógica ou pelo professor, em sala de aula, no sentido de auxiliá-lo a superar suas dificuldades.
É importante evitar rótulos ou a utilização de adjetivos pejorativos ao avaliar. 






  • A seguir, um modelo de relatório Semestral de grupo. Ou seja, a análise do grupo ao final de um primeiro semestre de trabalho,  mudando os nomes dos alunos por nomes fictícios. E mais abaixo, modelos de relatórios individuais de avaliação que escrevi para uma turminha de Educação infantil. 




  • Escola ...
    Relatório Diagnóstico do Desempenho Escolar
    Turma: Educação Infantil – 1º Período
    Profª: Elizabeth ...
    Relatório do Grupo

    De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se uns aos outros, opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as atividades em grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito a divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. Saindo de uma fase egocêntrica, iniciam a formação de hábitos de partilha e internalização de regras de convivência social. A linguagem está em desenvolvimento e a maior parte dos alunos ainda aprensenta um falar bastante infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas, o que não é incentivado. Exercícios como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar vem sendo realizados. Bastante participativos, todos já realizam as tarefas rotineiras, com exceção de João e Mário, que ainda estão num processo de adaptação ao meio, aos outros e acostumando-se a seguir regras preestabelecidas. Alguns já identificam as cores primárias e contam oralmente até cinco. De modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e recontar histórias, passando com facilidade a imitar as personagens, através do jogo simbólico. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que também é típico da faixa etária, com exceção de Amanda, que tem sido incentivada a interagir mais com o grupo. As atividades e jogos lúdicos têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre.



    Obs: Foi pedido que este relatório fosse escrito completo em um parágrafo apenas.
    ______
    Relatórios Individuais do Desempenho Ed. infantil 1° Semestre. Clique aqui para visualizar online e clique aqui se desejar baixar.

    Relatórios Individuais do Desempenho Ed. infantil 2° Semestre. Clique aqui para visualizar online e clique aqui se desejar baixar.




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Topo