Pesquise sem acentos

Pesquisa personalizada

Trabalhando produção textual com cartas


  • Como escrever uma carta? Existem diferenças, dependendo do destinatário/ É importante trabalhar com carta em sala de aula?

A carta é um dos instrumentos mais úteis em situações diversas. É um dos mais antigos meios de comunicação.
Em uma carta formal é preciso ter cuidado na coerência do tratamento, por exemplo, se começamos a carta no tratamento em terceira pessoa devemos ir até o fim em terceira pessoa: se, si, consigo, o, a, lhe, sua, diga, não digas, etc., seguindo também os pronomes e formas verbais na terceira pessoa.

Atenção aos pronomes de tratamento como Vossa Senhoria, Vossa Excelência, eles devem concordar sempre na terceira pessoa.

Há vários tipos de cartas, a forma da carta depende do seu conteúdo.

A carta pessoal é a carta que escrevemos para amigos, parentes namorado (a), o remetente é a própria pessoa que assina a carta, estas cartas não têm um modelo pronto, são escritas de uma maneira particular.

A carta comercial se torna o meio mais efetivo e seguro de comunicação dentro de uma organização. A linguagem deve ser clara, simples, correta e objetiva.

Existem alguns tipos de carta comercial:

• Particular, familiar ou social: São tipos de correspondência que são trocadas entre particulares, cujo assunto, se enquadra em particular, intimo e pessoal.

• Bancária: Este é focalizado nos assuntos relacionados à vida bancária.

• Comercial: Associado às transações industriais ou comerciais.

• Oficial: Destinada ao serviço militar, público ou civil.

A documentação comercial compreende os papéis empregados em todas as transações da empresa como: Carta, Telegrama, Cheque, Pedido de Duplicatas, Faturas, Memorandos, Relatórios, Avisos, Recibos, Fax.

Na correspondência a linguagem mais correta é aquela que é adequada ao contexto, ao momento, e à relação entre o emissor e o destinatário.

Por exemplo: a linguagem que você usa para falar com um amigo, não é a mesma que você usa para falar com sua avó, ou com um parente distante.

Fontes: ColegioWeb


* Uma boa idéia para o trabalho com produção textual é trabalhar o tema "Correspondência". Algumas escolas, inclusive, desenvolvem estas atividades em forma de projeto, envolvendo toda a escola num processo gostoso de comunicação, intercâmbio, diálogo.
* Desta forma, todo o trabalho com a linguagem escrita, pontuação, acentuação, coesão e coerência dos textos será realizado de forma dinâmica e prazerosa: pode-se expor caixas de correios pela escola e além do trabalho dirigido de escrita em sala de aula, os alunos podem, por vontade própria, enviar cartas uns aos outros.





Algumas atividades com carta abaixo:























3 comentários

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor

ESPAÇO EDUCAR NO FACEBOOK

CURSOS ONLINE

ALFABETIZAÇÃO ANIMAÇÃO E RECREAÇÃO BULLYING COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DISTÚRBIOS APRENDIZAGEM ED. AMBIENTAL EJA ED. ESPECIAL REDAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO ESCOLAR RACIOCÍNIO LÓGICO MEMORIZAÇÃO PLANEJAMENTO DE ENSINO VER MAIS CURSOS BERÇARISTA INGLÊS BRINQUEDOTECA CONTADORES DE HISTÓRIAS GASTRONOMIA INFORMÁTICA NUTRIÇÃO INFANTIL

Novidades por e-mail! INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail para receber novidades!

Ao receber o primeiro e-mail será preciso clicar no link de confirmação.

POSTS RECENTES

MAIS LIDAS

AMIGOS DO ESPAÇO EDUCAR

DIVULGUE...

Espaço Educar - Um espaço para quem ama educação

DICAS DE RECICLAGEM!


Caixinha porta-jóias ou porta-treco feita com reciclagem de cd usado, caixa de leite, colheres, materiais reciclados!







ARQUIVO