PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

Alfabeto dos pezinhos! Uma gracinha!


Além de ser bom para colocar em sala, pode ser utilizado para a criação de situações lúdicas nas classes de alfabetização. Por exemplo, os pezinhos impressos podem ser forrados com papel contact transparente e dispostos no chão. Cada aluno pode ser convocado a formar palavras, pisando nos pezinhos mais próximos um do outro (não vale tirar os dois pés do chão!) e assim, vai pisando letra por letra: b-a-l-a, t-o-m-a, c-a-i, etc. Sempre seguindo com passinhos sobre as letras. Vence a equipe que conseguir formar o maior número de palavras!!
2. Para trabalhar esquema corporal com a turminha, disponha os pezinhos no chão . Vocês podem fazer isso no compasso de uma música! Um a um os aluninhos irão seguindo os passinhos e dizendo as letras do alfabeto em voz alta.
3. Utilizar os pezinhos para que formem o próprio nome. Cada aluno recebe o pezinho com a inicial de seu nome. Em seguida, um dos alunos irá à frente e escolherá os amigos dos quais precisa para formar seu nome. Por exemplo, se ele se chama Tiago, precisará da Tatiana que deve estar com o T, do Igor que deve estar com o I, da Aline, com o A, do Gabriel com o G e da Onilda com o O. No caso de não haver nenhum aluno com alguma letra, não fale!! Deixe que o aluno à frente pense, reflita, que a turma ajude e juntos cheguem a conclusão de que falta uma letra no nome dele!! E somente então, forneça a letra que eles disserem que falta.
4. No chão, cada aluninho forma seu nome com os pezinhos e é convidado a andar sobre ele, observando as letrinhas que o compõe. É uma maneira diferente de fazer com que visualizem as letras do nome sem cópias ou atividades tradicionais. Pode ser ao som de música!!
Boa Sorte!! Se inventar mais brincadeiras com o alfabeto dos pezinhos, envie para nós! Outros professores podem gostar de fazer com sua turminha! Elizabeth.



























4 comentários:

  1. este é um excelente trabalho p os alunos q estão iniciando a leitura, divertido e agradável; o aluno aprende brincando com uma parte do seu corpo, portanto já trabalha ciências e leitura ao mesmo tempo. fantástico, adorei; não trabalho c alfabetização ,mas passarei a idéia p minhas colegas q trabalham c esta série.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oie
    estou adorando seu blog
    obrigada por compartilhar
    estou iniciando o meu me visite e seja bem vinda
    bjinhos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu mandei esse alfabeto do pezinho para a escolinha do meu filho. Eles adoraram!
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...