Encontre aqui o que você procura

Pesquise sem acentos!
Custom Search

Arquivos Spaece

Matriz Curricular




A Matriz Curricular de Ensino e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC são amplos e espelham as diretrizes de ensino cujo desenvolvimento deve ser obrigatório para todos os alunos.
Essa é a diferença básica entre uma Matriz de Referência para Avaliação, que é utilizada como fonte para os testes de avaliação em larga escala, e a Matriz Curricular de Ensino, que é muito mais ampla e retrata as diretrizes de ensino.
A Matriz de Referência para Avaliação, utilizada para elaborar os testes de larga escala, surge da Matriz Curricular de Ensino e contempla apenas aquelas habilidades consideradas fundamentais e possíveis de serem avaliadas, sobretudo em testes de múltipla escolha.

Clique nos links abaixo, na tela que se abre clique com o botão direito e escolha a opção salvar como...



Matriz de Referência

Uma Matriz de Referência é composta por um conjunto de descritores que explicitam dois pontos básicos do que se pretende avaliar: o conteúdo programático a ser avaliado em cada período de escolarização e o nível de operação mental necessário para a realização de determinadas tarefas. Tais descritores são selecionados para compor a matriz, considerando-se aquilo que pode ser avaliado por meio de um teste de múltipla escolha, cujos itens implicam a seleção de uma resposta em um conjunto dado de respostas possíveis. Abaixo seguem as matrizes de referência para download.

  PDF Alfabetização  PDF Língua Portuguesa  PDF Matemática


Oficinas:

Oficina 2009





Oficina 2010

3° ano Português






5° ano Português



5° ano Matemática



Ensino Médio Língua Portuguesa



Ensino Médio Matemática




Oficina 2011



Guia de Elaboração de Itens


Sabemos que a avaliação é parte fundamental dos processos de ensino e de aprendizagem. Seus resultados oferecem subsídios capazes de direcionar a prática pedagógica, reestruturar projetos e definir políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades educacionais e a qualidade do ensino ofertado. Sabemos, também, que a avaliação em larga escala apresenta características diferentes daquelas avaliações que se realizam com grupos reduzidos de estudantes, no cotidiano das escolas. Neste sentido, o Guia de Elaboração de Itens, disponível para download através dos links a seguir, tem o objetivo de oferecer informações e orientações acerca da avaliação em larga escala de natureza externa e acerca da elaboração de itens. A primeira seção deste Guia apresenta algumas considerações sobre o processo de avaliação externa e as etapas a serem percorridas nesse processo. Na segunda seção, você conhecerá os critérios a serem observados na elaboração de itens de avaliação em larga escala, as recomendações técnicas e pedagógicas a serem consideradas na elaboração de bons itens e, ainda, atividades práticas que contribuirão para que você elabore itens que atendam a tais recomendações. Os critérios para a revisão dos itens elaborados, assim como orientações sobre como proceder nessa revisão são apresentados na terceira seção do Guia. Finalmente, nos anexos, você encontrará uma síntese dos aspectos abordados na segunda e terceira seções do Guia, uma análise detalhada das Matrizes de Referência para avaliação em Língua Portuguesa do Saeb (4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio), além de sugestões de suportes para a elaboração de novos itens e informações sobre as planilhas para a elaboração de itens.



Boletins 2012



Boletim do sistema


Boletim sistema alfa



Boletim gestão


Boletim gestão alfa


Boletins pedagógicos


Boletins 2008


Boletins Pedagógicos

O Boletim Pedagógico pretende promover a discussão dos resultados, possibilitando a todos conhecer o desempenho da escola, identificando as habilidades fundamentais que foram e as que ainda não foram adequadamente desenvolvidas pelos alunos. Esse é um passo importante para o reconhecimento de boas práticas pedagógicas e para a construção de novas ações capazes de elevar os níveis de aprendizagem dos alunos.
O SPAECE, ao eleger a escola como unidade básica de análise, permite diagnosticar o quanto o sistema escolar se aproxima ou se distancia de uma educação de qualidade. A partir deste diagnóstico é possível definir, além de novas práticas pedagógicas, políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e para a redução das desigualdades educacionais.
Nos boletins pedagógicos, convidamos você, professor, para uma interessante viagem. Uma viagem que começa pela chegada dos resultados da avaliação de sua escola.


Boletim contextual


Boletins de resultados


Roteiros das oficinas
O Roteiro Básico para a Discussão e Apropriação dos Resultados é um material complementar à leitura dos Boletins Pedagógicos de Língua Portuguesa e de Matemática que sua escola recebeu. Ele integra o material didático do Programa de Avaliação Continuada do qual você faz parte. O que propomos, aqui, é a realização de uma oficina pedagógica com o objetivo fundamental de apresentar novas formas para a apropriação e utilização dos resultados alcançados pela escola no SPAECE. Nessa oficina, é possível encontrar algumas atividades a serem desenvolvidas com a participação dos professores e coordenadores pedagógicos da escola. Essa será uma interessante oportunidade para pensar coletivamente ações pedagógicas que visem à melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, à elevação dos indicadores educacionais da escola.
PDF Roteiro Básico para Discussão

Fonte: http://www.spaece.caedufjf.net/



Cadastre seu e-mail


Delivered by FeedBurner
Receba todas as novidades, grátis!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo