Encontre aqui o que você procura

Pesquise sem acentos!
Custom Search

Faça Cursos Online

Como fazer um vulcão com a reação química do vinagre, bicarbonato de sódio e corante vermelho para maquetes?

   Acabei de ler o comentário deixado em "Como fazer maquetes?" por uma professora que mora em Portugal, relatando uma experiência muito boa que fez com seus alunos, dentro deste tema. A partir daí, fiz uma pesquisa e a posto aqui  para que possa auxiliar outros educadores em suas aulas e mesmo outros alunos na confecção de suas maquetes.

"Olá Lisa,
Sou educadora de infância e trabalho em Portugal,mais propriamente nos Açores,(arquipélago com 9 ilhas).
Neste final de ano realizei, com as minhas crianças, uma maquete da ilha onde nos encontramos,o Pico.Este trabalho foi o resultado de uma questão que as crianças me colocaram sobre os vulcões. A maquete conta com a chaminé vulcânica e o pico que dá o nome à ilha,mas não foi feito à escala. Nesta chaminé vulcânica, realizámos a experiência da reação química do vinagre, bicarbonato de sódio e corante alimentar vermelho,servindo para mostrar a erupção do vulcão e a formação da lava vulcânica.Foi lindo de ver a carinha de espanto da pequenada!"

   Agradeço de coração por ter deixado o relato. Muito obrigada! É muito bom poder saber e compartilhar com outros professores e pais o que acontece pelo mundo afora em matéria de educação! 


 E agora? Vamos fazer um vulcão para a nossa  maquete?

1. Para começar, é preciso modelar um vulcão. Você pode utilizar argila ou outros materiais. Um detalhe muito importante é que você deve modelar o vulcão deixando em seu interior algum recipiente plástico para realizar a experiência química da erupção. Pode utilizar uma garrafa pequena de água mineral, um copo plástico. Não aconselho um objeto muito pequeno porque o efeito será pequeno também. Para ficar bonito é necessário copo ou garrafinha. 


Veja as fotos:






Estes vulcões das fotos foram  modelados pelo 6o ano da EMEB. Pref. Henrique Liebl, junto com a Profa. Regiane, de Geografia. O trabalho deles ficou sensacional!

Que materiais irei utilizar?


 2. Agora, é preciso separar alguns materiais para realizar a experiência da reação química dentro do vulcão e fazer com que a 'lava' saia de seu interior de um modo muito legal!

Você irá precisar de: 


  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • Detergente líquido
  • Corante de alimentos vermelho
  • Vinagre



E agora? O que fazer?

Misture em alguma vasilha: 1/4 de xícara de água, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, três colheres de sopa de detergente líquido e algumas gotas de corante vermelh (o corante serve apenas para dar cor a mistura ou a lava. Algumas pessoas utilizam colorau ou anilina vermelha, laranja etc.)


Derrame esta mistura dentro do vidro, no interior do vulcão, utilizando um funil. É claro que você pode montar o vulcão ao redor do vidro ou copo já contendo esta mistura se achar mais prático. 

No momento da apresentação, coloque devagar dentro do vidro 1/4 de vinagre. Pronto! O vulcão entratá em erupção e a lava sairá de seu interior de forma muito legal e real!

Veja:


Existem diversas variações para esta receita. O importante mesmo é que você faça um teste, antes da apresentação, para se certificar de que irá funcionar, na hora H! Outra coisa importante é nunca alterar as quantidades de água, detergente, etc, no momento da apresentação. É preciso que as quantidades estejam acertadas com aquela que você testou!

Encontrei no Química ensinada uma receita de massa que pode ser utilizada, caso você não tenha a argila:

Preparando a massa para moldar o vulcão:

·         Misture 6 xícaras de farinha,        2 colheres de sal,      4 colheres de sopa de óleo de cozinha,        2 xícaras de água.
A mistura resultante deve ser lisa e firme (mais água pode ser adicionado, se necessário).

Mas... Por que esta reação ocorre?

Quando o bicarbonato de sódio, que é uma substância alcalina, entra em contato com o vinagre, que é uma substância ácida, a reação origina milhares de bolhas, que são a reação química entre estas duas substâncias anteriores e que arrastam os outros ingredientes da mistura atrás de si, formando a lava do vulcão.


Você tem alguma experiência desta fotografada? Mande para nós e postaremos aqui com os seus créditos!

Esta postagem pertence ao Espaço Educar.
Se você copiar, dê os créditos.
 Contato: espacoeducarliza@yahoo.com.br
 Inscreva seu e-mail e receba todas as nossas novidades! 
  By FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação. É preciso seguir o link para confirmar.

6 comentários

  1. Sensacional. É bom ter pessoas como vocês que sabem criar e ensinar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. nosa iso foi tão fantastico

    ResponderExcluir
  3. Muito bom funciona sempre q eu faco

    ResponderExcluir
  4. -muito bom!! eu vou fazer esse trabalho pra a minha feira de ciencias na escola!!! muito obrigada pelas dicas*!!

    ResponderExcluir
  5. gostei mais a minha fera de ciencias é amanhã será que vai dar tempo?

    ResponderExcluir
  6. fiz um mas diferente ;)

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo