PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

A Girl Like Me... Vídeo teste com bonecas negras e brancas - Já avançamos ou ainda estamos no caminho?

  



   Não sei se você já assistiu ou tem conhecimento. Fiquei estarrecida. Estamos REALMENTE passando estes valores para nossos pequenos????? Se ainda fazemos isto, mesmo que de forma velada, é hora de mudar alguma coisa em nossas atitudes, enquanto educadores! E me peguei fazendo uma análise: O que faço para contribuir, em sala de aula, com este tipo de pensamento? Ou mesmo: O que faço para contribuir com o aniquilamento deste tipo de ideologia?

   Assista, se você ainda não viu. Reflita, se ainda não refletiu...





   Brincando de Boneca – Um ensaio sobre o Negro e sua Auto-Estima

Kiri Davis: Você pode me mostrar qual dessas bonecas é boa?
A Criança 1 alcança a de cor branca.
Kiri Davis: Porque esta é a boneca boa?
Criança 1: Porque ela é branca.
-
Kiri Davis: Você pode me mostrar qual dessas bonecas parece ser má?
A Criança 2 alcança a de cor preta.
Kiri Davis: Porque esta parece ser má?
Criança 2: Porque ela é preta.
Kiri Davis: Por que você acha que a outra boneca é a boa?
Criança 2: Porque ela é branca.
Kiri Davis: E você pode me dar à boneca que parece com você?
A Criança 2 encosta na boneca branca e logo após empurra a boneca preta em direção a pesquisadora.


   O diálogo transcrito acima faz parte de um vídeo de Kiri Davis intitulado ‘A Girl Like Me’, no qual se encontra problematizada a percepção que crianças e adolescentes afro-americanos têm de sua ‘negritude’. Para tanto, a diretora reproduziu o Teste de Auto-Percepção desenvolvido pelo Psicólogo Educacional Kenneth Bancroft Clark (1914-2005) – o primeiro psicólogo negro a obter doutorado em Psicologia pela Universidade de Columbia (EUA).
Foi no ano de 1939 que Clark aplicou pela primeira vez o teste em grupos de crianças negras e brancas. O teste consistia em exibir quatro bonecas para as crianças – duas eram negras e duas eram brancas -, e requeria-se que as mesmas atribuíssem às bonecas determinadas características: bonita, boa e má. Tanto em 1939, como depois em 1950 - quando Clark refez o experimento -, uma maioria esmagadora de crianças, tanto negras quanto brancas, atribuiu às características de boa e bonita às bonecas brancas e definiram como má às bonecas negras. O vídeo de Kiri realizado em 2005 objetivou averiguar se no transcorrer desses 55 anos algo havia sido modificado: das 21 crianças negras que participaram do seu documentário, 15 escolheram a boneca negra como sendo má. Dessa maneira, pode-se afirmar que no que diz respeito à percepção que as crianças negras produzem sobre si mesmas quando a tensão racial está em jogo muito pouco foi alterado. 







Fontes: Destaquenegro, Wikipedia, Megatópico


Um comentário:

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...