Encontre aqui o que você procura

Pesquise sem acentos!
Custom Search

bactéria Wolbachia reduz capacidade do Aedes aegypti de transmitir zika

bactéria Wolbachia reduz capacidade do Aedes aegypti de transmitir zika

Imagem de http://g1.globo.com/

                   

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz chegaram à conclusão após testes com 160 mosquitos. Os cientistas notaram que nenhum mosquito com o microorganismo se infectou com zika. Já 85% dos que receberam saliva de Aedes sem a bactéria foram contaminados.

Uma boa notícia no combate à zika: um estudo da Fiocruz confirmou que a bactéria Wolbachia é capaz de reduzir a capacidade de transmissão do vírus pelo mosquito Aedes aegypti. Publicada hoje na revista científica Cell Host & Microbe, a pesquisa faz parte do projeto 'Eliminar a Dengue: Desafio Brasil', que estuda o uso da bactéria como uma alternativa natural, segura e autossustentável para o controle de dengue, chikungunya e Zika. O estudo traz dados inéditos sobre a capacidade da Wolbachia de diminuir a replicação do vírus dentro do organismo do mosquito.
Os pesquisadores usaram 160 mosquitos, divididos em quatro grupos: duas gaiolas continham mosquitos com a bactéria, criados em laboratório, e duas gaiolas com insetos sem a bactéria. Todos foram alimentados com sangue humano contendo dois tipos do vírus Zika presentes no Brasil. Após 14 dias observando os mosquitos, os cientistas notaram que nenhum dos 80 mosquitos que recebeu saliva de Aedes com Wolbachia se infectou com o vírus Zika. Por outro lado, 85% dos mosquitos que receberam saliva de Aedes sem a bactéria ficaram altamente infectados.
    Por Bárbara Souza
Fonte: CBN      


Cadastre seu e-mail para receber novidades!



Ao receber o primeiro e-mail será preciso clicar no link de confirmação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo