PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

Atividade de alfabetização: Jogo do encaixe para formar palavras, com fichas para imprimir e sugestões!

   Esta atividade é super interessante, educativa e lúdica, para crianças em fase de Alfabetização. Com simples tiras de eva colorido, papel e caneta hidrocor preta você monta um jogo da escrita, para que, encaixando sílabas, eles formem palavras e a partir das palavras formadas, contem letras, sílabas, criem frases ou textos.




Tem moldes abaixo para quem desejar! E tem também um modelo em branco, para que você possa formar mais encaixes, a seu gosto.





Como fazer? Apenas recorte tiras de eva ou de cartolina colorida e em cada uma delas escreva uma sílaba e faça dois cortes paralelos para encaixe das sílabas móveis. Ou seja, o jogo é formado por tiras na horizontal com uma sílaba escrita e tiras na vertical com cinco sílabas.


Veja abaixo como funciona o encaixe:






Subindo ou descendo a fita com as sílabas, vão sendo formadas novas palavras.









Repare que deixamos abaixo um molde em branco. Com ele, você pode escrever novas sílabas e criar novos conjuntos de palavras ou ainda, se preferir, pode deixar que a turma escreva as sílabas, recorte e brinque com as sílabas escritas por eles!


Clique sobre o molde para ampliar antes de salvar.

   Uma sugestão para quem deseja trabalhar em grupo: 

Divida a turma em grupos. Cada grupo recebe um conjunto de fichas. Ambos devem formar as palavras e ilustrar ou formar uma frase com a palavra formada. Vence o grupo que formar o maior número de palavras, no tempo estipulado pelo professor.

Ou ainda: Dividir a turma em grupos e entregar a mesma quantidade de fichas para cada grupo, utilizando porém, um critério de escrita: Um grupo fica com os dígrafos, outro com os encontros consonantais, outro com sílabas simples e outro com as complexidades (para quem trabalha deste modo). Em seguida, cada aluno deve passar por todos os grupos, formando e anotando palavras no caderno. 

Outra opção: Dividir a turma em grupos. Em cada grupo, cada aluno deve formar no minimo 10 palavras, sabendo que a partir das dez palavras que ele escolheu formar, precisará criar um texto. Em seguida, todos devem ler seus textos para a turma e forma-se um painel da escrita, expondo os trabalhos.


Abaixo você tem mais dez cartelas, já prontas! Basta imprimir e brincar!























As fichas acima são diversificadas e não selecionam fonemas ou letras.







Inscreva seu e-mail gratuitamente para receber novidades! 
Ao receber o primeiro e-mail será preciso clicar no link seguro de ativação!


Cadastre seu e-mail para receber novidades!



Faça Cursos Online aqui.
Visite a LOJA DO ESPAÇO EDUCAR aqui.
Curso de Alfabetização aqui.
Curso de Brinquedoteca aqui
Curso de Psicologia Infantil aqui
Quer desenhos para colorir? Tem aqui.
Quer diversos alfabetos? Tem aqui.
Inscreva-se em nosso canal no YOUTUBE aqui.

8 comentários:

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...