PESQUISE AQUI O QUE VOCÊ PROCURA

50 ATIVIDADES DE PORTUGUÊS PARA O 5º ANO (REFORÇO) GRÁTIS PARA VOCÊ BAIXAR TAMBÉM EM PDF

As atividades abaixo são de livre distribuição e foram confeccionadas pelo Projeto Aprender Mais. 

A produção escrita, por sua vez, precisa tornar-se numa atividade que tenha significado na vida do aluno. Para isso ela precisa ser trabalhada sempre na perspectiva da abordagem dos gêneros discursivos, pois já que são através deles que as pessoas se comunicam. São eles que tornam a atividade de linguagem a ponte entre as ações que a escola desenvolve e a sua vida prática.
Portanto para que os alunos desenvolvam a competência de produzir textos de forma eficiente e agradável é importante que você, professor (a) deixe bastante claro as condições de produção para que ele desenvolva bem atividade da escrita. É preciso que os enunciados estejam bastante claros e que nesses enunciados evidenciem: o que ele vai escrever, para quem ele vai escrever, qual gênero representará melhor o objetivo de sua escrita, como ele vai escrever, qual a variedade lingüística que deve ser utilizada, onde seu texto irá circular, em qual
suporte (jornal da escola, mural, livrinhos, etc.) seu textos circulará.
Lembre-se, sobretudo, que a produção escrita do seu aluno precisa ter um leitor real, ou seja, um destinatário real. Esse destinatário pode ser os colegas da sala, alunos de outras salas, pessoas da comunidade, entre outros. Esse destinatário real dará a produção um significado ao texto do aluno e ele precisará se preocupará em fazer-se entender, para que o seu texto atenda o seu objetivo.




























































Se você preferir, baixe o PDF
 completo com todas as atividades aqui.

Não sabe baixar? Leia esse artigo
 explicando passo a passo.
Topo