Projeto Feliz Natal na Educação Infantil
O Verdadeiro Sentido do Natal: Magia, União e Solidariedade.
Idade/Público-Alvo
Crianças da Educação Infantil (3 a 5 anos).
Duração Sugerida
2 a 3 semanas (Primeira quinzena de dezembro).
Justificativa
O Natal é uma festa culturalmente rica que permite trabalhar valores essenciais como amor, união, respeito, solidariedade e gratidão. Através de atividades lúdicas e multissensoriais, as crianças podem desenvolver sua criatividade, coordenação motora fina, linguagem oral e escrita (por meio de símbolos), e compreensão do mundo social e emocional.
Campos de Experiência (BNCC) e Objetivos
Este projeto abrange todos os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
| Campo de Experiência | Objetivos de Aprendizagem (Exemplos) |
| O eu, o outro e o nós | * Reconhecer e expressar sentimentos e emoções (alegria, gratidão). * Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com os colegas (troca de presentes simples). * Respeitar as diferentes tradições natalinas familiares. |
| Corpo, gestos e movimentos | * Coordenar suas habilidades motoras finas (enfeites, embrulhos). * Participar de brincadeiras e atividades rítmicas (músicas e danças natalinas). |
| Traços, sons, cores e formas | * Explorar diferentes texturas, cores e materiais (criação de decorações). * Reconhecer e utilizar elementos visuais do Natal (árvore, estrela, sino). * Identificar e cantar canções natalinas. |
| Escuta, fala, pensamento e imaginação | * Recontar histórias natalinas (O Nascimento de Jesus, O Quebra-Nozes). * Ampliar o vocabulário (Papai Noel, Rena, Presépio, Guirlanda). * Criar narrativas imaginárias sobre o Natal. |
| Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | * Explorar noções de tempo (ontem, hoje, amanhã - contagem regressiva para o Natal). * Reconhecer figuras geométricas na criação de enfeites. * Comparar tamanhos e quantidades (maior/menor enfeite). |
Desenvolvimento das Atividades
1. Artes e Decoração (Foco: Traços, Sons, Cores e Formas / Corpo, Gestos e Movimentos)
A Árvore da Turma: Criar uma árvore de Natal coletiva, onde cada criança confecciona um enfeite usando materiais reciclados (CDs velhos, rolos de papel higiênico, tampinhas, etc.). Estamos deixando aqui também abaixo uma página com enfeites de Natal para imprimir, recortar com tesoura sem ponta e enfeitar a árvore da turma. Pode ser usado papel laminado ao redor, basta colar cada enfeite em papel laminado e recortar deixando uma bordinha, com ajuda do professor.
Guirlanda das Mãos: Fazer uma guirlanda usando o contorno das mãozinhas das crianças em papel verde, simbolizando a união da turma. A guirlanda pode enfeitar a sala de aula. Cada um risca sua mãozinha no papel ou o professor pode fazer isso e depois as mãozinhas são recortadas e coladas juntas, formando a guirlanda de mãos. As mãos também podem ser carimbadas com guache, cada uma de uma cor.
Cartões de Natal Sensoriais: Confeccionar cartões utilizando materiais com texturas diferentes (algodão, lixa, glitter, tecido).
2. Linguagem e Histórias (Foco: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação)
Roda de Contação: Apresentar diferentes histórias e lendas de Natal (adapte o conteúdo religioso para ser inclusivo, focando nos valores).
Aqui estão 3 exemplos de livros infantis de autores consagrados que abordam o Natal e são adequados para a Educação Infantil (com foco em crianças de 3 a 5 anos):
| Autor | Livro | Foco Temático e Aplicação |
| 1. Dr. Seuss | "Como o Grinch Roubou o Natal" (How the Grinch Stole Christmas!) | Este é um clássico moderno. É ideal para trabalhar o verdadeiro sentido do Natal (valores e afetos vs. consumismo). A linguagem rimada é divertida e cativante para a Educação Infantil. |
| 2. Ana Maria Machado | "O Natal de Manuel" | Autora brasileira premiada. O livro aborda, de forma sutil, a pluralidade de significados do Natal (religioso, comercial e familiar) na perspectiva de uma criança curiosa. É excelente para rodas de conversa e desenvolvimento do pensamento. |
| 3. Ian Falconer | "Olivia Ajuda no Natal" (Olivia Helps with Christmas) | Ian Falconer é conhecido pela série da porquinha Olivia. O livro retrata a preparação para a festa, focando na participação da criança nas tarefas, na expectativa e na rotina familiar. É ótimo para trabalhar os campos "O eu, o outro e o nós" e "Corpo, gestos e movimentos". |
Vocabulário Natalino: Criar um "Mural de ilustrações de Natal" com imagens (Papai Noel, presente, estrela, etc.). Eles podem colorir ou utilizar guache, colagens diversas e formar diversos símbolos do natal para compor o mural. O professor pode utilizar moldes de letras de Natal douradas, imprimir e formar o título FELIZ NATAL. (AQUI tem diversas sugestões de ALFABETOS DE NATAL para utilizar)
A Carta Coletiva: Escrever (a turma dita e o professor escreve numa folha grande, que ficará exposta no mural de Natal) uma carta coletiva para o Papai Noel, com aquilo que desejam de presente para o mundo, para os amigos, para a família e a Escola, neste Natal. Bom para trabalhar valores.
3. Música e Movimento (Foco: Corpo, Gestos e Movimentos / Traços, Sons, Cores e Formas)
Coral Natalino: Aprender e ensaiar músicas tradicionais e alegres de Natal.
Bate o Sino (Jingle Bells)
(Versão Popular Brasileira)
Bate o sino Pequenino Sino de Belém
Já nasceu Deus menino Para o nosso bem
Paz na Terra Pede o sino Alegre a cantar
Abençoe Deus menino esse nosso lar!
Hoje a noite é bela, juntos eu e ela
Vamos a capela felizes a rezar
Ao soar o sino, sino pequenino
Vai o Deus menino nos abençoar!
Confecção de Instrumentos: Criar chocalhos ou sinos com potes e grãos para usar no acompanhamento das canções.
4. Solidariedade e União (Foco: O Eu, O Outro e O Nós)
O Amigo Secreto dos Desenhos: Em vez de presentes caros, as crianças fazem um desenho especial para o amigo sorteado, focando no valor da troca e do afeto.
A Caixinha da Gratidão: Criar uma caixa onde, ao longo do projeto, as crianças (com ajuda do professor) depositam pequenos bilhetes com desenhos dizendo por quem ou pelo que são gratas. A leitura é feita no final.
Doação de Brinquedos/Livros: Promover uma pequena campanha de doação para uma instituição de caridade, ensinando o verdadeiro sentido da solidariedade.
Culminância (Celebração Final)
A culminância deve ser um momento de celebração e partilha:
Apresentação: As crianças cantam as músicas e fazem a dança que ensaiaram.
Exposição: Exposição dos cartões e enfeites que foram produzidos por elas.
Partilha: Um piquenique de frutas e biscoitos simples (se possível, feitos pelas crianças na escola, com supervisão), reforçando o tema da união.
Entrega: Troca dos "Amigos Secretos dos Desenhos" e leitura da "Caixinha da Gratidão".
Avaliação
A avaliação será contínua, observando a participação, a interação, o respeito aos colegas e o interesse nas atividades.
As crianças demonstram atitudes de cuidado e solidariedade?
Elas conseguiram ampliar o vocabulário relacionado ao tema?
Elas demonstraram prazer e criatividade na criação dos trabalhos manuais?
Elas conseguem recontar ou imaginar histórias natalinas?

.jpg)
.jpg)



Parabéns, Liza, por este lindo espaço!!
ResponderExcluirViu que ja completei os 1.000 acessos?
Graças a você, que deu aquela organizada no site.
Obrigado de coração!!!!
Muito legal adorei !
ResponderExcluirParabens!
parabens Liza!!!! Encontrar este site é uma benção para mim. Com certeza irei enriquecer o meu trabalho. Amei!!!!!!!
ResponderExcluirAdorei poder ter acesso a tantas sugestões de atividades para realizar com meus alunos para o final do ano.
ResponderExcluirObrigada por nos conceder esta oportunidade!!