A Proclamação da República foi o evento que marcou o fim da monarquia no Brasil e deu início ao regime republicano, que governa o país até hoje.
Quando Aconteceu: 15 de novembro de 1889.
Onde Aconteceu: Rio de Janeiro (na época, a capital do país).
Principais Fatos:
Crise da Monarquia: O Imperador Dom Pedro II vinha perdendo apoio de grupos poderosos, como os militares (que se sentiam desvalorizados), a Igreja e, principalmente, os grandes proprietários rurais após a abolição da escravidão em 1888.
Liderança Militar: O Marechal Deodoro da Fonseca, um militar de grande prestígio, foi convencido pelos líderes republicanos (como Benjamin Constant) a liderar um movimento armado.
O Fim do Império: No dia 15 de Novembro, Deodoro e suas tropas foram para o Campo de Santana (Rio de Janeiro) e destituíram o governo imperial. A República foi, então, proclamada.
Exílio da Família Real: A Família Imperial, incluindo Dom Pedro II, foi obrigada a deixar o Brasil e seguir para o exílio na Europa, poucos dias após a Proclamação.
A partir desse momento, o Brasil deixou de ser governado por um imperador e passou a ser uma República, chefiada inicialmente por um Governo Provisório liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Veja abaixo diversos DESENHOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA PARA COLORIR E REALIZAR ATIVIDADES DIVERSAS:
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário! Sua opinião é importante.