A postagem destas atividades de caligrafia atende ao pedido de nada menos que 37 professores. Não entraremos, portanto, no âmbito da discussão do que seja atividade dinâmica e criadora e atividade mecânica. Muito se têm condenado o uso dos exercícios mecânicos de caligrafia, atualmente. A seu modo, porém, cabe a cada professor contextualizar e dinamizar as atividades, sejam elas de caligrafia ou não. E somente ao educador cabe julgar se a atividade é ou não aplicável a realidade de sua turma ou vai de encontro às necessidades da mesma.
A mais dinâmica das atividades pode se transformar na mais repetitiva e monótina, dependendo do modo como é trabalhada em classe.
Deixarei algumas sugestões de literatura para que a atividade abaixo seja contextualizada. É importante partir do texto para que a atividade tenha sentido. Para acessar as sugestões, clique aqui (em breve)
Nas aulas de informática educativa você pode apresentar o som das letras utilizando esta animação do abc Belele: clique aqui para ver!
A ausência de ilustrações é proposital. É o aluno quem irá ilustrar, recortar e colar, preencher o espaço vazio com algo relacionado à letra, que para ele signifique. No mais, mãos a obra!! Elizabeth
Clique para ampliar!
Autor das atividades: Profª Elizabeth Cavalcante
Por favor, se copiar, dê os créditos: Espaço Educar
