Encontre aqui o que você procura

Pesquise sem acentos!
Custom Search

Volta às Aulas: sugestão de rotina para o primeiro dia na Educação Infantil



  1. Acolhida dos alunos;
  2. Música ambiente tocando enquanto os pais vão chegando e deixando as crianças, para inclusive acalmar alguns que possam estar ansiosos ou preocupados com as novidades;
  3. Sentados em círculo, pode ser nas cadeiras ou num tapete no chão, com diversas almofadas ( o mais aconchegante possível), próximo a livros, brinquedos etc, iniciar o diálogo de boas vindas e apresentações, onde cada um poderá dizer seu nome, falar de gostos pessoais e mesmo de sua família. É importante permitir a liberdade, neste momento, porém direcionando para que todos tenham a oportunidade de falar;
  4. Música de boas vindas! Existem diversas músicas que podem ser cantadas pela turma neste momento, fica a critério do professor escolher a que melhor lhe convier. "Bom dia amiguinho, como vai? A sua companhia me atrai, faremos o possível para sermos bons amigos, bom dia amiguinho, como vai?" Esta música "As mãos" Patati Patatá é muito bonita. 
  5. Entrega do crachá com a explicação de que aquele é o seu nome. Este pode ou não ser ainda o momento de falar da história do nome de cada um. Se a turma já é familiarizada com o nome, pode-se pular esta etapa, se o professor preferir, pode iniciar desde já dando abertura para que cada um conte como foi escolhido o seu nome, se gosta dele etc.
  6. Roda de história ou Contação de história - Aqui o livro ficará a critério de cada professor, dentro do tema que desejar abordar, no primeiro dia de aula, seja convivência, amor ao próximo, família etc. 
  7. Sugestões de leitura: O sapo bocarrão, de  Keith Faulkner, O porco narigudo, também de Keith Faulkner, Por favor, obrigado, desculpe, de Becky Bloom e Pascal Biet.
  8. Conversa sobre o tema abordado. O que cada um gostou, o que não gostou dentro da história, personagem preferido etc.
  9. Atividade: modelagem ou desenho livre para recontar a história, a seu gosto. Em seguida, é importante expor cada trabalho.
  10. Higiene e Lanche -  Sugestões: Comer comer com Patati, Patatá - ou ainda Hora da refeição Patati Patatá

Cai a água na biquinha
Faz espuma com sabão
Pra comer a merendinha
Já lavei a minha mão
Letra: Carminha Soares
Música: ciranda cirandinha
  1. Repouso com música
  2. Parquinho ou atividades ao ar livre como Recreação
  3. Organização do ambiente, dos materiais utilizados.
  4. Se você tiver programado alguma lembrancinha, este é o momento ideal de entregá-la.
  5. Música de despedida... 
  6. Saída.



É claro que cada professor deverá adaptar este plano de atividades a sua realidade e a realidade de seus alunos, aos horários de sua escola, excluindo ou incluindo nele o que for necessário. É importante lembrar também que nem sempre a rotina segue conforme foi planejado, imprevistos acontecem: algumas crianças podem precisar de maior atenção, podem chorar no primeiro dia e encontrar dificuldades para deixar os pais na entrada, dentre outras coisas que podem vir a acontecer, como a entrega de materiais, que sempre pode "bagunçar" um pouco essa rotina e pode ser agendada para uma reunião com os responsáveis. O professor, nesta primeira semana,  não deve estar sozinhoe sim precisa contar com o auxílio de coordenadores, ajudantes, etc.


Nos dias subsequentes devem ser orientadas visitas aos diferentes departamentos da Escola, principalmente para os alunos novos, para que conheçam o novo ambiente no qual estão inseridos e não tenham maiores dificuldades de adaptação.

Também podem ser inseridos nos demais dias da primeira semana: jogos,  pintura a dedo, brinquedos, ginástica musicada (fazer gestos com eles enquanto a música toca), desenho musicado (desenhar com música), Pintura livre com tinta, rasgar revistas ou jornais, modelagem, colagens, amassar papel, brincar de trenzinho ao som de música, andar sobre barbante, engatinhar sobre colchonetes, rolar, carimbar mãozinhas com tinta etc. Seu mestre mandou Patati Patatá é uma boa sugestão para brincar!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo