PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

Plano de Aula sobre o esqueleto humano


Planejamento de Aula


Tema: O esqueleto humano


Objetivo: Perceber a estrutura e função do sistema do esqueleto humano, assim como sua importância, através da leitura e compreensão de texto informativo, diálogo sobre o tema proposto, resolução de atividades e modelagem do mesmo.

1ª Atividade - Introdução do tema, através do diálogo com a turma, pedindo que toquem o braço, a cabeça etc e procurem sentir os ossos de seu corpo.

Indagação e instigação: Por que você tem ossos? Para que eles servem? Você saberia dizer o nome de algum osso de seu corpo?

2ª Atividade: Texto Informativo sobre o esqueleto humano (se a turma tiver realizado alguma pesquisa anterior, este é o momento de montar um texto coletivo com as informações que agora serão colhidas, através do que pesquisaram. Em seguida, o texto coletivo precisará ser anotado.

Sugestão de Texto Informativo:

O esqueleto humano
Maria Sílvia Abrão*


A grande maioria dos animais tem uma estrutura firme - o esqueleto -, que dá forma e sustentação ao corpo, que dá apoio aos seus músculos.
Os ossos do nosso esqueleto fazem a sustentação do nosso corpo, como as vigas e as colunas fazem a sustentação de uma casa ou prédio.

Nosso esqueleto possui mais de 200 ossos, longos ou curtos, chatos ou redondos. Tocando suas mãos, seus dedos, suas pernas e pés você pode sentir alguns de seus ossos, os quais fazem parte de seu esqueleto.
Para compreender como ele é e como funciona, podemos dividi-lo em quatro partes: cabeça, tórax, tronco e membros. Então, vamos descrever cada uma delas:

Cabeça
Nossa cabeça possui uma caixa óssea, o crânio, que é mais ou menos esférica. Ela protege a parte mais importante do nosso sistema nervoso, o encéfalo. Essa caixa é constituída por vários ossos que, no indivíduo adulto, encontram-se soldados.

Além do crânio, a cabeça se compõe da face, que contém quatro de nossos órgãos dos sentidos, além do aparelho mastigador, onde se encontra a mandíbula, o único osso móvel dentre os quatorze ossos da face.

A coluna vertebral se encaixa na cabeça e protege a medula espinhal, que é uma continuação ou prolongamento do encéfalo.

Esqueleto do tronco
O esqueleto do tronco se compõe de três partes: coluna vertebral, costelas e esterno.

A coluna vertebral é formada por vários ossos conhecidos como vértebras. Cada vértebra possui uma cavidade. A superposição das vértebras forma um canal onde a medula fica alojada. Essas vértebras são unidas por músculos e ligamentos. Entre elas existem discos de cartilagem, que têm a função de amortecedores e diminuir o atrito entre esses ossos. Os discos intervertebrais amortecem os impactos mais violentos, como ocorre quando damos um salto.

As costelas são ossos achatados, que têm a forma de arco. Esses arcos estão presos, em uma de suas extremidades, às vértebras da região dorsal (nas costas) da coluna. São doze costelas no total. Sete delas chegam até o esterno e articulam-se com ele por meio de cartilagem. As três seguintes ligam-se à cartilagem da sétima vértebra e as duas últimas não se prendem a nada. Por isso, são conhecidas como costelas flutuantes.

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sangüíneos.

Esqueleto dos membros

a) Membros superiores:
Os membros superiores estão divididos em cintura escapular, braços, antebraços e mãos. Todos esses ossos nos permitem uma variedade de movimentos muito complexos. A cintura escapular possui a clavícula, um osso longo situado na parte superior do tórax, que se liga ao esterno e à escápula (omoplata). Esta é achatada e está situada nas costas.

O braço é formado por um único osso, o úmero. O antebraço tem dois ossos, o rádio e a ulna. A mão é formada pelo carpo, pelo metacarpo e pelos dedos. O carpo, mais conhecido como pulso, possui oito ossinhos. Os cinco ossos metacarpianos formam a mão. Os dedos articulam-se com os ossos metacarpianos, e cada dedo possui três falanges (apenas o polegar possui duas falanges).

b)Membros inferiores:
Os membros inferiores estão divididos em cintura pélvica, coxa, perna e pé. Estão diretamente relacionados com a sustentação do corpo.

A cintura pélvica prende ao tronco todos os outros ossos dos membros inferiores. Essa é formada por três ossos: o ílio, o ísquio e o púbis, os quais se soldam depois dos quinze anos, aproximadamente, formando um osso único, denominado osso ilíaco.

Na região posterior (costas), o osso ilíaco está ligado ao sacro, que é formado por cinco vértebras soldadas. O conjunto dos ossos ilíacos, com as duas últimas porções da coluna vertebral - sacro e cóccix - forma a bacia (pelve), onde se articula o fêmur, o maior osso de nosso corpo.

A perna é formada por dois ossos: a tíbia e o perônio. A tíbia articula-se com o fêmur através de um pequeno osso curto, a rótula, que forma o joelho. O perônio, apesar de ser menor que a tíbia, é um osso longo, que se articula na parte superior com a tíbia e, na inferior, também com a própria a tíbia e o pé.

O pé é formado pelo tarso, metatarso e dedos. O tarso possui sete ossos, um a menos que o carpo (da mão). Dois desses ossos fazem a articulação com a perna (tíbia e perônio). O maior osso do tarso forma o calcanhar (o calcâneo).

Os outros cinco ossos são os cubóides, que formam parte do peito do pé. O metatarso é formado por cinco ossos, que são prolongados na frente pelos dedos. Os dedos do pé são cinco e cada um deles possui três falanges. O dedão, assim como o polegar da mão, possui duas falanges.


3ª Atividade: Exercícios Propostos
1. Você saberia citar a função principal do esqueleto humano?
2. Quantos ossos possui o nosso esqueleto, aproximadamente?
3. Como se chama a caixa óssea, em nossa cabeça, que protege o encéfalo?
4. Qual o único osso móvel de nossa face?
5. Quantas são as costelas?
6. Onde se situa o osso esterno?
7. Você poderia citar ao menos seis nomes de ossos de nosso esqueleto?

4ª Atividade: Observação do esqueleto humano esquematizado em cartaz ou folha, com posterior montagem do mesmo utilizando argila ou massa de modelar.
As imagens abaixo pertencem a professora Paula Santos, de Portugal, do blog http://eb1cans.blogspot.com/.
Achei interessantíssima a atividade. 


















Anexos que podem ser úteis:












  • Sugestão de texto em poesia de Walter Nieble de Freitas, o esqueleto:

O esqueleto
                                                      Walter Nieble de Freitas

Por causa de um esqueleto
Corri a não poder mais:
Assustado entrei em casa
E contei tudo a meus pais
“O esqueleto, seu bobinho,
Nunca foi assombração:
É ele um conjunto de ossos
Dispostos em armação.
Sua função principal
É manter o corpo ereto;
Tem cabeça, tronco e membros
Todo esqueleto completo.
Preste, pois, muita atenção,
Guarde bem, jamais se esqueça:
Somente de crânio e face
Se constitui a cabeça.
O tronco tem só três partes,
Vou dizer-lhe quais são elas:
A coluna vertebral,
O esterno e as costelas.
Os membros são conhecidos:
Os de cima superiores;
E os que servem para andar,
São chamados inferiores”.
Até agora não compreendo
Como é que fui tolo assim:
Correr de um pobre esqueleto
Tendo outro esqueleto em mim!

***


4 comentários:

  1. Apenas uma semana sem visitar o blog Espaço Educar,e hoje me deparo com a surpresa nova roupagem,gostei ficou muito bom, com ar bem moderno Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito agradecida, vai me ajudar muito!!Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar, vou usar nas aulas de ciências de hoje!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...