Sonho com o dia em que nossas crianças, de Norte a Sul terão escola
E mais que isto, terão vida de criança e cada uma delas será respeitada como tal.
Sonho com o dia em que estas escolas onde estarão nossas crianças
Não desejem em absoluto que elas se transformem em adultos
Nem repitam cegamente seus conceitos fechados.
Pelo contrário que compreendam que elas devem ser exatamente crianças!
E sendo crianças, devem ser tratadas como tal!
Mas sim, trazem imenso potencial!
E não se deve partir do que a Escola pensa
Mas do que eles, nossos pequenos trazem em si!
Sonho com o dia em que nossas escolas não serão mais papéis sobre uma mesa,
Deixarão de ser estatísticas e cada criança seja uma história, muito mais que um número
repetido cansativamente numa triste lista de chamada obrigatória.
Sonho com o dia em que a merenda escolar seja feita para crianças muito mais que para adultos.
E que seja atraente e bonita, tanto quanto nutritiva.
Que além de nutrir o corpo, nutra a alma, a fantasia e o belo!
Porque criança brinca, enquanto se alimenta, sim!
E o que há de errado nisto?
Sonho com o dia em que a secretaria e as salas de direção escolar
Deixarão de ser mais importantes que a história que cada um deles traz em si.
E que os professores, muito além de estarem preocupados com a matéria a ser transmitida ou trabalhada
Estejam preocupados em olhar em seus olhos e escutar o que precisam dizer, saber suas dores, suas limitações, não para puni-los de modo que sempre precisem escondê-las, mas desejem sabê-las exatamente para que possam estar ao lado, caminhar junto, e superarem juntos cada um dos obstáculos do caminho.
Sonho com o dia em que no lugar de cada placa de "não corra" tenhamos um grande pátio de areia onde eles possam exatamente correr! E correr de braços abertos, como quem deseja voar!
Sonho com o dia em que os compridos e tristes corredores sejam locais de encontro! E que no lugar de tristes filas onde precisem olhar as cabeças dos amigos exista correria sim e mãos dadas, porque amor e alegria fazem barulho e barulho é exatamente do que precisam nossas escolas! Quem desejar silêncio que trabalhe em cemitérios!
E eu os imagino de mãos dadas, de três em três, de quatro em quatro, de dez em dez, falando alto, enquanto vão às salas! Eu os vejo em câmera lenta, felizes e curiosos pelo que virá, naquele dia.
E em cada sala de aula vejo um grande quadro pregado onde estejam listados os assuntos interessantes que estudarão durante aquele ano! De modo que eles poderão adiantar-se, poderão desejar ler a respeito e ficarão curiosos pelo que virá! Poderão inclusive trazer à aula algo de seu interesse porque sempre saberão o que será trabalhado.
Mas se por acaso algum novo assunto surgir, que existam neste quadro as tão interessantes e ricas "lacunas", que ele possua "reticências" e nunca sempre tristes pontos finais. Porque, professor, você talvez ainda não tenha percebido, mas a curiosidade deles pode ir além do que a nossa triste lista de conteúdos deseje ou programe.
Sonho com o dia em que muito mais que "hora do recreio" tenhamos momentos de partilha e vejo um grande piquenique, onde cada merenda trazida componha a grande mesa ou uma grande toalha forrada no chão ou sobre a grama. E que assim sendo, inexistam crianças sem merenda. E que os pais saibam que não estão preparando a merenda do filho de modo egoísta, mas preparam um pedacinho da mesa onde estarão sentados em linda e feliz "comunhão", todos os dias! Todos lindamente iguais, partilhando o que possuem, partilhando histórias, dividindo suas vidas!
E ouso ir além, já que é sonho!
Que os pais não comprem materiais para os filhos, mas para todos!
E que ainda consigam de alguma forma comprarem os livros daquele que não possui meios para tal!
E que os materiais de uso contínuo pertençam a todos, de modo que não exista criança triste porque não possui lápis de cor!
E nossos filhos saberão que cada material comprado pertence a todos! E que periodicamente os pais com maiores condições tenham interesse em saber se a Escola precisa de algo! Muito mais que procurar saber se o próprio filho precisa, porque nesta escola de sonho, o individualismo cego não existe e todos conseguem enxergar quem está ao seu lado e ser sensível às suas necessidades, enquanto ser humano.
Sim, sonho com uma escola colorida de sonho! E sim, eu sonho com uma escola que grite felicidade e seja composta por sonhos! Porque a meu ver, se inexistem escolas de utopia, as reais não precisam também, existir! E as descarto! Porque foram feitas para adultos! E foi em câmera lenta que vi os seus olhinhos tristes e li o seu desejo de alegria, num lugar que os aprisionava e obrigada a ser tudo o que não se desejava ser!
Sonho com regras discutíveis, questionáveis. Sonho com disciplina que integre. E ouso, mais que isto, sonhar que eles mesmos conseguirão dizer, entre si: veja, colega, isto não é legal! Porque eles são sim muito mais do que sonhamos!
Ouso sonhar, porque sonhando se faz a realidade. E quem sabe um dia o sonho salte do papel! Quem sabe se um dia alguém consiga enxergar que sonhando se faz estrada, se pinta lindos horizontes azuis? Quem sabe sonhando alguém consiga perceber que eles querem grama verde nos conteúdos e desejam ver terra e tocá-la, sair para ver arco-íris dentro dos planejamentos? Quem sabe haja espaço para este sonho dentro de nossas tristes realidades?
Sonho com o dia em que nossos adultos sejam capazes de serem tão crianças que consigam fazer com que esta escola seja uma escola de realidade, mais que de sonho.
Seguirei sonhando. Simplesmente porque acredito. E acredito de alma, que é esse acreditar que não consegue desacreditar, porque sei que algum dia alguém conseguirá muito mais que escrever lindas teorias e fazer lindas palestras permitir que o sonho se materialize e viva, pulse, em cada uma de nossas escolas e mais que isso, que o sonho exista feliz e satisfeito dentro dos olhos de cada criança... E assim sendo, que seja realidade dentro de cada uma destas pequeninas vidas que poderão um dia mudar as nossas vidas e o futuro da humanidade... Eu sonho. Sonhe comigo. Sonhemos juntos! Porque se o sonho parece grande demais precisaremos de muitas mãos e corações para que vire realidade. Sonhemos, pois, juntos e de mãos dadas! Sonhemos de mangas arregaçadas e com ânsia de mudança. Sonhemos...
Texto de Elizabeth Freitas
Essa escola não deveria ser só dos sonhos,pois além de linda,seria para ser o verdadeiro retrato de nossas escolas,mas para isso acontecer o "sistema" tem que ser mudado.Penso que teremos que começar a sonhar com a mudança do "sistema" para ver essa escola maravilhosa algum dia funcionando!
ResponderExcluirFantástico. Enquanto pedagoga e diretora, consegui colocar alguns pontos desses na escola. Sonho em ter uma escola assim, alguém se habilita a ter essa escola comigo. Parabéns...Sonho que se sonha só é apenas um sonho, porém sonho que se sonha junto é realidade...
ResponderExcluir