PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

Cartilha Davi Meu amiguinho, de Eunice Alves

   Irei repetir o que sempre escrevo aqui: NÃO posto cartilhas antigas para que ninguém use ou alfabetize com elas! São material de observação e análise, são artigos de museu, históricos e fazem parte da história de vida de cada um de nós e mais que isso, da história do ensino da leitura e da escrita em nosso país.


   Ainda não consegui a cartilha Davi Meu amiguinho completa e estou procurando há muitos anos. Posto então, apenas as páginas que encontrei em diversos sites e blogs. Assim que eu conseguir completa postarei completa, porque quem a possui não vende e não se vê nenhum exemplar a venda, online, infelizmente. (Elizabeth)



   "O método de alfabetização sintético, indicado no contexto do manual do mestre, trazia noções de como trabalhar a metodologia. A capa da cartilha mostra um menino rural, ligado aos valores do campo e da natureza, valorizando a família e meio onde estava inserido. A proposta da autora da cartilha era estimular as crianças do meio rural  a descobrirem os valores do local onde viviam. 
   A cartilha foi distribuída gratuitamente, no Município de Guaramirim, na época em que se encerrava um capítulo na história da República Federativa do Brasil, o fim do Regime Militar. A cartilha era de autoria de Eunice Alves e Marcia de Almeida. (Conheça o autor do texto acima acessando Valeitapocu.)
   


As páginas abaixo pertencem à Galeria de Mônica Estela Mattos.


Este é o Davi:




E este é Lula, o papagaio amigo:














 Esta é a vovó de Davi:


 Mas... Quem deu o Lula ao Davi? Na época este era um grande questionamento para as crianças e quem estudou pela cartilha até hoje se lembra com tremendo carinho de Lula:


 






Eis aqui o vovô! Foi ele quem deu o Lula ao Davi!




 Eis a vovó!

 


E este o papai do Davi, O Levi:



E a mamãe do Davi, a Lila:



Este é o cãozinho Tupi:

 

E este é Mimi:



A Lia:



 - Observe como as palavras são selecionadas de acordo com os sons já apresentados e portanto, conhecido das crianças. O texto perde muito em significado, em sentido e é exatamente aí que ao invés de a palavra servir ao texto, o texto serve à palavra e isto o designifica, deixa ele de ser um texto.


Algumas "Lições":

 














A capa traseira da cartilha:


Dei uma 'clareada' na folha de rosto que estava muito amarela:
Crítica:

Texto de: Maylta Brandão dos Anjos, Mestre pela UFRRJ/CPDA.


   Este texto pretende apenas chamar a atenção sobre a presença ativa dos valores e regras de conduta no material didático brasileiro do ensino elementar. A filiação a uma linha ideológica, aqui, parece inevitável. O que já tem sido apontado pelos mais diferentes autores que afirmam não existir neutralidade na educação e, conseqüentemente, no ensino, como também nos conteúdos por ele difundidos. Apesar do saber procurar se desprender da ideologia, ficará sempre o molde, o código de interpretação que não permitirá um ensino sem amarras e vinculações (Capalbo, 1978: 41). Uma perspectiva desse tipo pode se beneficiar do entendimento de como se processa a formação da cidadania no contexto educacional.

   Como salienta Bendix, nas sociedades ocidentais os atributos da educação elementar têm se convertido em elemento decisivo da conformação da cidadania. Duas seriam as principais visões sobre a relação educação/cidadania. Num primeiro momento, predominou a dos conservadores que temiam a indocilidade do povo e pensavam que podiam domesticá-lo recorrendo aos princípios fundamentais da religião e da lealdade ao governo e à Pátria. Depois, começou a ter peso o argumento dos liberais, de acordo com o qual o Estado Nacional seria o responsável pela formação da cidadania nos órgãos educacionais (Bendix, 1964).

   À medida que os grandes núcleos populacionais cada vez mais foram se privando da educação elementar, o acesso aos meios educativos também foi se convertendo em um pré-requisito sem o qual nenhum dos direitos restantes reconhecidos pela lei podia vigorar plenamente (Bendix, 1964). Paulo Freire, nesse mesmo sentido, afirma "que não é possível negar - a não ser por astúcia ou angelitude - o caráter político da educação. Daí que os problemas básicos da pedagogia não sejam estritamente pedagógicos, mas políticos e ideológicos" (Freire, 1978: 64). Segundo Gadotti, "é ilusão da pedagogia tradicional sustentar que a educação pode ser desvinculada do poder da ideologia, que é possível uma educação neutra, que só a educação neutra ou desinteressada é a ‘verdadeira educação’". Daí o consenso de que a educação tem por base uma concepção ampla sobre o homem e a sociedade, decorrendo da sua difusão obrigações de caráter social que lhe retiram a possibilidade da neutralidade (Gadotti, 1978: 11).

   Tornam-se particularmente emblemáticos os textos das cartilhas brasileiras que, lidos por crianças e mesmo por adultos, transmitem mensagens carregadas de valores e sugerem comportamentos e, principalmente, atitudes, como nos mostra a psicologia social, predispondo os leitores a um modo de pensar e proceder conformativo de certo tipo de indivíduo. O exercício seguinte consiste na apresentação da discursividade desse material educativo, a partir de seis temas: família, meio ambiente, cidadania, religião, escola e trabalho.

Família

A família é apresentada nas cartilhas das décadas de 60-70 como um mundo à parte em si e para si, desvinculada da realidade social, econômica e política em que está inserida. Os seus autores tentam mostrar na família um lugar de paz, segurança e felicidade, onde não há conflitos individuais. Já os textos da década de 80 fazem indagações sobre a estrutura socioeconômico da família, inserem-na em sua comunidade e operam com uma linguagem próxima à realidade dos alfabetizandos.

Olhem a família de Davi / Papai e mamãe / Vovô e vovó / Edu e Amélia / Todos felizes / Todos alegres / Todos contentes. (A Cartilha de David, 1968).

Alves, Eunice. Davi, meu amiguinho. Rio de Janeiro, Bloch Educação, l978.







Você possui a cartilha? Deseja vender ou doar? espacoeducarliza@yahoo.com.br



18 comentários:

  1. Eu não sei por que há pessoas que condenam as cartilhas. Todos nós fomos alfabetizados por uma e nem por isso deixamos de ser críticos, conscientizados e hábeis em alguma coisa. Creio que desde quando começou essa inquisição às cartilhas que algo se perdeu na alfabetização. Uma criança necessita tão cedo ser crítica? Ou ela precisa ser apenas criança e curtir sua infância? Não estamos formando Niezstche ou Marx, apenas alfabetizando. Deixem os alfabetizadores decidirem o que é melhor para se fazer numa classe de alfabetização. Como alfabetizadora não aguento mais esse disse me disse. Uso e nenhum aluno meu deixou de ser crítico por isso. Chega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui alfabetizada com esta cartilha. Não me esqueço dela, maravilhosa. E, tem que ser ensinado para as crianças que família é amor. Com certeza! Perfeita!

      Excluir
  2. Oi, Rita, tudo bem? Praticamente a grande e massacrante maioria dos educadores condena o uso de cartilhas atualmente. Porém, isto não significa que não exista quem as use. Na verdade muito mais professores utilizam métodos tradicionais do que aqueles que admitem utilizar. Porque uma coisa é o discurso, Rita, e outra bem diferente é a prática, você sabe. Conheço professores que são totalmente tradicionais em sala de aula e fazem um discurso lindo que convenceria até os mais devotos aos métodos tradicionais. Veja, recebo muitas críticas por postar cartilhas antigas. Não irei parar de postar, sou colecionadora, apaixonada por este tema, não consigo tempo para escanear todas as que tenho e nunca irei parar de procurar as que ainda não possuo. Alfabetizei por muitos anos e no momento, por não estar mais em sala de aula, não posso me dar ao luxo de julgar ou condenar ninguém. Quem está à frente da turma sabe exatamente das suas angústias. Fique tranquila, Rita, tem muito mais pessoas que usam. Difícil é vir aqui e assumir isso, como você fez. Um forte abraço e uma semana maravilhosa. Elizabeth

    ResponderExcluir

  3. Obrigada pela iniciativa.Relembrei momentos bons da minha infância.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Vc não sabe que boas lembranças me proporcionu com essas imagens!! Tto que tomei a liberdade de copiar algumas em meu blog: http://felipe-greco.blogspot.com.br/
    No meu tempo de alfabetização (de 1973 em diante), os livros não eram distribuídos de graça. Tínhamos que comprar, bem como todo o resto do material e tbém os uniformes... Hoje, sou editor e ficcionista... e percebo agora que muito do que (re)crio vem daquelas imagens do Davi... Bj e obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela postagem, em Betim MG essa cartilha foi adotada no final da década de 70, boas lembranças

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito emocionada revendo essa cartilha....
    Quantas saudades.... q tempo inocente e maravilhoso!!!
    Obrigado pela oportunidade de sentir isso novamente.

    ResponderExcluir
  7. Amei esta postagem,confesso que viajei no tunel do tempo e me lembrei de quando eu lecionava no Brasil,utilizava muito esta cartilha e muitas criancas foram alfabetizadas..agora vivendo na America alguns adultos tem me procurado querendo aprender a ler e escrever em Portugues e aqui entre nos podem ate existir novos metodos como tenho observado atraves de pesquisas mas valorizo este metodo e agradeco pela postagem.
    l

    ResponderExcluir
  8. As pessoas que condenam as cartilhas são as responsáveis por essas novas pedagogias de alfabetização que,eum sua maioria,foram danosas para a aprendizagem de nossas crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade concordo plenamente, fui alfabetizada sai da primeira série lendo e escrevendo,Inha filha no sistema atual fiz reprovarem ela, pois iriam passar ela para a terceira série sem saber ler.

      Excluir
  9. Estou muito feliz em rever essas imagens!, estava buscando por elas há algum tempo e nunca conseguia encontrar. Foi uma delícia rever tudo isso, e lembrar dessa cartilha maravilhosa que estudei quando criança e que nunca esqueci. A foto do Davi estava sempre na minha memória. Muito obrigado por me proporcionar tanta felicidade!!!, obrigadooooo!!!

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado pena que não estão todas as páginas

    ResponderExcluir
  11. Era muito bom estudar com essas cartilhas, aprendi a ler com elas. Pena que hoje as coisas estão diferentes, as crianças só querem saber de celular e internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edinaldo, tudo bem? É muito bom poder rever cartilhas antigas. Principalmente o nosso próprio livrinho de leitura, que marcou a nossa infância. Um grande abraço!

      Excluir
  12. Boas lembranças me proporcionaram, revendo Davi, meu "grande" amiguinho. Ele foi o primeiro amigo "livro" que tive. Como foi emocionante revê-lo... Um grande abraço a todos que como eu, guardamos boas lembranças desse nosso amiguinho!

    ResponderExcluir
  13. Também aprendi em uma destas e só lembrei por que hoje tenho um papagaio aí lembrei-me até do nome da Castilha viagem ao passado .

    ResponderExcluir
  14. Estou em lágrimas de me recordar eu fui alfabetizada,aprendi a ler através dessa ,como gosta do saco o papagaio a vovó que saudade como queria ter esse livro pois moro no Rio de Janeiro e a enchente de 86 perdemos tudo meus livros muito obrigada por essas lembranças

    ResponderExcluir
  15. Tenho muito orgulho desta cartilha pois foi com ela que ficou marcado uma grande fase em minha vida e aprendi a ler. saudades tempos que não voltam mais.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...