PESQUISE AQUI

02 de Novembro - Dia de Finados

O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos, é uma data de profundo significado e reflexão, observada anualmente no dia 2 de Novembro. No Brasil, é um feriado nacional.

Veja abaixo uma ATIVIDADE PARA COLORIR DO DIA DE FINADOS - IMPRIMIR





O que representa

A palavra "finados" deriva do verbo "finar", do latim finis, que significa "acabar", "findar" ou "morrer".

Para a tradição católica, que é a principal influência desta celebração, o Dia de Finados é um momento dedicado à oração e à homenagem a todos os entes queridos que já faleceram. É uma data para relembrar, honrar a memória e prestar respeito aos mortos. A doutrina católica incentiva os fiéis a rezarem pelas almas que estariam no Purgatório, em processo de purificação para atingir o Paraíso.

O costume mais comum é a visita aos cemitérios, onde as pessoas depositam flores, acendem velas e dedicam um tempo de silêncio e oração junto aos túmulos de familiares e amigos. Missas solenes também são celebradas nas igrejas e cemitérios.

Como Surgiu

A prática de homenagear os mortos é antiga em diversas culturas, mas a celebração do Dia de Finados, tal como é conhecida hoje, tem raízes no cristianismo e foi formalizada pela Igreja Católica.

  1. Origens Antigas: Desde os primeiros séculos do cristianismo, já existia o costume de rezar pelos falecidos. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para orar por todos os mortos que haviam sido esquecidos.

  2. A Instituição Oficial: A data de 2 de Novembro foi estabelecida oficialmente no final do século X (ano 998), pelo abade Odilo de Cluny, em um mosteiro beneditino na França.

  3. A Relação com o Dia de Todos os Santos: Odilo de Cluny definiu o Dia de Finados para ser comemorado um dia após o Dia de Todos os Santos (celebrado em 1º de Novembro). Enquanto o Dia de Todos os Santos homenageia os santos, mártires e aqueles que já estão na glória celestial, o Dia de Finados honra e reza por todos os fiéis que morreram e, na perspectiva católica, ainda buscam a plena comunhão com Deus.

  4. Universalização: A celebração se espalhou por toda a Igreja Ocidental e, em 1915, o Papa Bento XV universalizou a data, permitindo que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos.

É importante notar que, embora seja uma celebração de forte tradição católica no Brasil, a data também é marcada por diferentes rituais e expressões culturais em outros países, como o festivo Día de Muertos no México. Em essência, o Dia de Finados é um convite universal à reflexão sobre a vida, a morte e a conexão eterna com aqueles que amamos e que já partiram.


Deixamos abaixo mais uma ATIVIDADE DO DIA DE FINADOS PARA COLORIR OU IMPRIMIR


CRIAÇÃO DESTE POST: ESPAÇO EDUCAR




2 comentários:

  1. Adorei este texto sobre Finados,pois nunca achei atividade para trabalhar essa data com os alunos(apesar de ser feriado)e de ser de importancia, pois devemos estar preparados para a realidade que todos nós passaremos.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse texto, não se acha nada sobre o assunto para trabalhar com os alunos. Uma data (feriado) de importancia, pois todos nós passaremos pela morte.

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...