PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

Caixa de Férias! Atividade lúdica e interessante para os pequenos!



 
   Estava aqui pensando numa coisa legal para os pequenos fazerem quando voltassem das férias e me veio a idéia de uma caixinha que guardasse lembranças das férias, algo que eles trouxessem quando retornassem, como um ponto de partida para diversas atividades!

Sugestões:

  • Cada aluninho traz uma caixa de sapatos;
  • Cada aluno embrulha a sua caixa como preferir, enfeita, pinta, como quiser. A caixa precisa 'ter a cara' dele para ter valor e significado e a atividade não ser algo forçado, imposto;
  • Todos escrevem 'minha caixa de férias' ou apenas caixa de férias, talvez algo parecido. O professor pode entregar folhas brancas para que escrevam em caixa alta e colem como uma etiqueta;
  • Todos levam a sua caixa para casa e fica combinado que naquela caixa ficarão guardados pedacinhos de boas lembranças das férias:
  1. O palito do picolé que chuparam na praia ou no parque, no passeio;
  2. O papel da bala gostosa que ganharam durante o passeio;
  3. Uma conchinha da praia;
  4. Um pouquinho da areia da praia que visitaram;
  5. Uma pequena folha caída que encontraram no zoológico ou no parque, na praça;
  6. O desenho que fizeram;
  7. A lembrancinha do aniversario de um amigo;
  8. A poesia que escreveram;
  9. Um pedacinho da lã da vovó que foram visitar;
  10. A receitinha que a vovó preparou;
  11. Uma fotografia tirada durante as férias;
  12. O gibizinho que ele leu;
  13. Alguma figurinha, bolinha de gude, um pedacinho da rabiola da pipa;
  14. E por aí vai...
    Quanto retornarem, fica combinado que todos trarão as suas caixinhas de férias! E a partir daí, cada um terá um tempo para mostrar à classe o que trouxe e explicar com calma, falar com tempo sobre  o motivo de ter guardado aquilo, a importância que teve para ele etc.
   É importante dar tempo, se preciso for levar a aula inteira neste dia com esta atividade ou dividí-la em alguns dias, para que todos possam falar com calma.

   Podem surgir anotações posteriores sobre a atividade, eles podem relatar a história das férias dentro dos objetos que trouxeram. Pode surgir uma poesia com a temática dos objetos, das lembranças boas, das recordações. Podem surgir músicas, texto coletivo e tantas outras atividades! O nome dos objetos de cada um pode virar uma lista de palavras, cada palavra pode ser ilustrada... Uma tela pode ser pintada: minhas recordações de férias... E não se esqueçam da exposição!

As turmas de maior faixa etária podem montar gráficos. Quantos alunos trouxeram a caixa? Quantos objetos em cada caixa? Quem trouxe mais, quem trouxe menos?

Que tal fazer uma colagem significativa, uma tela mesmo, com os objetos trazidos, uma espécie de montagem abstrata onde cada um organize a seu modo os seus objetos trazidos? É uma idéia, imagine que bonito! Ele traz a caixa de férias e leva uma tela significativa para pendurar em sua parede. Vou postar algumas colagens aqui, depois, para dar uma idéia de como pode ficar legal... E mãos a obra, pessoal, que esta atividade é rica e vai dar muito o que falar nas aulas de Agosto!!

Créditos: Espaço Educar


3 comentários:

  1. Que delícia de sugestão! Parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha. Pena que não estou trabalhando com turma, senão faria mesmo.

    ResponderExcluir
  3. A ideia foi genial, pena que meus pequeninos agora só voltam em agosto, + não esquecerei da da dica. Boa noite

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...