PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

Atividades com a música Boneca de Lata! Sugestões, construção da boneca de lata com sucata etc



   Esta belíssima boneca de lata foi construída pelos alunos do 2° ano da Escola Prof° Adolfo Becker, utilizando sucata. Eles estudaram o corpo humano a partir da música e realizaram outras diversas atividades!

  A turma de Alfabetização da Escola Municipal de Cerro Azul também fez diversas atividades a partir da música boneca de lata. Veja algumas fotos: 

  •  Montar frases ou palavras ou mesmo escrever a letra da música com letras ou sílabas móveis, texto fatiado etc.



  • Escrita com letras móveis:

  • Criação de textos, reescrita da música, escrita de frases e palavras a partir do texto etc.


    Os alunos do 1º ano B da IENH – Unidade Pindorama realizaram uma atividade a partir da canção Boneca de Lata. Trabalhando sobre as partes do corpo, a turma pôde desenvolver a capacidade de escrever segundo princípio alfabético, explorar a criatividade e conhecer possibilidades de aprendizagens também nas aulas de Educação Tecnológica.
A turma iniciou as atividades se divertindo com a canção. Depois foi importante aprender a letra e os alunos envolvidos foram desafiados a reorganizaram a música na ordem certa. Na aula de Educação Tecnológica foi realizada a construção das Bonecas de Lata que foram planejadas pelos alunos.
Orientada pelas professoras Scheila Lauck e Lisandra Brombatti Serini, a turma utilizou material de sucata para confeccionar as bonecas. Os estudantes criaram uma identidade com dois poderes especiais para elas, inventaram histórias e criaram um jogo Trunfo.
Todos se envolveram muito durante o processo. Trabalharam em grupo, em duplas e individualmente, gerando diferentes oportunidades de trocas de experiências, oportunidades de ajudar os colegas e também aprender com propostas diversificadas.





A boneca de lata Duda



A idéia da construção da “Duda” surgiu a partir da “ música minha boneca de lata”  e também com o objetivo de fazer com que cada criança se sentisse responsável por ela e desenvolvesse o cuidado com o outro. A boneca é a representação de um objeto detransmissão para que as crianças relatem, através dela, seus comportamentos.
A Duda foi construída junto com o grupo do Maternal II, vem ganhando forma e detalhes e jáfaz parte da identidade da turma.
A boneca vai a cada dia para a casa de uma criança, que no dia seguinte traz o relato de como foi a visita. Construímos um diário com os relatos que é ilustrado com desenhos das crianças e
Com base nos relatos discutimos junto ao grupo, na roda de conversa, se as atitudes foram adequadas e assim as crianças tem a oportunidade de refletir sobre seu próprio comportamento.
A Duda já ganhou uma casa feita pela turma e ainda continua participando das brincadeiras em sala...

Agora veja que linda esta boneca de lata: é a boneca de lata MULATA!




A boneca de lata mulata foi confeccionada pela Professora Lizzi, da Escola Municipal Santa Tereza- Rio das Flôres RJ , e ela explica:

 " Minha boneca de lata....
Usei a música para trabalhar o corpo com meus alunos eles adoraram.
Depois batizamos a boneca que recebeu o nome de Mulata!!! Criativo não?
Ela foi confeccionada por mim e pelo meu amigo Alexandre que é servente da escola, meu vizinho e amigo também...
O corpinho foi feito de uma lata grande de leite em pó ou achocolatado, os sapatos de lata de sardinha, a cabeça de lata de milho, os braços e penas de rolo central do papel alumínio encapado, cabelinho de Bombril , nariz de dedal e olhos de botões. Usei TNT para fazer a roupinha e muitos lacinhos... Tudo foi emendado com arame.
 Ficou linda, não?"



Montando o boneco de lata:




Agora, algumas atividades com a música boneca de lata para imprimir:

 


















CLIQUE AQUI CARTAZES PARA A MÚSICA!



Fontes:

http://gemadolfobecker.blogspot.com.br/2012/02/minha-boneca-de-lata.html
http://delatabonecas.blogspot.com.br/2010/10/atividades-de-alfabetizacao.html
http://www.ienh.com.br/noticia-1094
http://crecheladybug.blogspot.com.br/2011/08/duda-boneca-de-lata.html
http://artemanhasdaturminha.blogspot.com.br/2012/03/boneca-de-lata.htmled


2 comentários:

  1. Adorei, muito criativa a boneca de lata,vou trabalhar c/ meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. amo fazer essas arte.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...