Olá!
Para esta atividade não será preciso muito material! É possível realizá-la apenas com papéis (que podem ser coloridos, para que tudo fique mais divertido, é claro!) e muita imaginação.
Com estes ingredientes a diversão estará garantida, e o melhor; O aprendizado leve e prazeroso.
Estamos deixando aqui o PDF com as fichas coloridas para escrita do nome, caso não seja possível encontrar em sua Escola.
Vamos lá?
Recortar ou deixar que recortem quadrados ou formas variadas no papel colorido.
Em seguida todos podem escrever seus nomes, separando letra por letra.
Para as turmas iniciais, pode ser anotada apenas a inicial do nome ou as letras que conseguirem anotar, sozinhos.
Vale ressaltar que não é interessante fornecer o nome para cópia, ok?
Estamos exatamente incentivando que escrevam seus nomes da maneira como o enxergam, ou como o aprenderam até ali. Isto dará ao professor, também, um rico material para orientar novas atividades, partindo exatamente do material que eles fornecem, nesta espécie de "sondagem divertida".
A partir daí, após anotações feitas, todas as letrinhas devem ser embaralhadas, juntas, no centro da mesa ou num tapete no chão.
No caso de uma turminha numerosa a atividade pode ser feita em dupla, em trio, ou o professor pode direcionar a quantidade de participantes.
Ali, diante deles, estarão os seus nomes, o que existe de mais significativo em seus universos.
E agora, não mais sozinhos, porque unidos aos nomes dos demais.
A partir destas letras o professor pode dizer: Que palavras podemos formar se juntarmos o seu nome com o nome do colega/ amiguinho?
Vamos brincar de juntar nomes e criar palavras?
E indo mais além: Será que é possível escrever algo que o colega goste? Algo que você goste? O nome do seu pet amigo? O nome de algo importante para você?
Se faltarem letras (Deixe que eles sintam falta, não aponte a falta, isto irá desmotivá-los, passando a mensagem de que são incapazes.
A partir daí, uma música ambiente seria bem vinda!
Uma sugestão interessante seria que cada nome tivesse uma cor. Por exemplo: A Luiza escreveria o seu nome/ as letras dele em papéis cor de rosa, o Paulo anotaria as letras do seu nome em papel verde e assim sucessivamente.
Por que isto seria interessante?
Ora, se estamos trabalhando a geração da identidade de cada um deles no intuito de valorizar o que lhes é mais caro, e passar a mensagem de que nos importamos, seria interessante que as palavras criadas carregassem a essência de cada um e isso pudesse ser visível a eles.
Ou seja: Veja, Maria juntou suas letras com o nome do Paulo e formou a palavra mapa, que outras palavras os dois formariam, se unidos?
A brincadeira está só começando.
Eles, com toda certeza irão descobrir um oceano de sons, rimas, tons e cores, e tudo isto atrelado à idéia de que o que existe no mundo deles, naquele momento partiu do que mais interessa, deles mesmos, da sua essência.
A mensagem de que alguém se importa, alguém os escuta, de que eles podem falar, podem indagar, podem dizer é muito importante nesta fase. Ao invés de impor junções vazias de letras eles sabem que podem criar algo significativo. E que o que falta em um existe no outro, eles se completam!
Dario, preciso da sua letra D para escrever o nome do meu pet!
Uau!! O S da Sônia está no sorvete que eu amo. As palavras podem ser expostas, podem ser coladas, ou podem ser móveis.
Não importa, o importante é somente interferir se eles solicitarem ou fizerem perguntas.
Quando você já oferece o pronto, por favor, compreenda isso: Está subliminarmente dizendo ( e eles entendem) que são incapazes, que não podem, que precisam ser "empurrados" a um aprendizado que lhes foi apresentado pronto num prato, apenas para engolir.
Acaba-se a mágica, acabam-se todas as possibilidades do divertido criar, a mágica é desfeita e a partir daí, eles irão parar de ousar.
Acredite que eles podem, e as surpresas serão imensas, assim como a alegria de cada descoberta. Cada dia nesta sala de aula será como um dia de "achar tesouros" e o conhecimento que eles irão levar, para o resto de suas vidas será muito, muito superior, porque alguém, em algum momento, ousou permitir que eles simplesmente raciocinassem, pensassem, e compreendessem o poder disto.
A partir desta sugestão é possível desenvolver inúmeras outras atividades, que iremos deixar aqui no Blog, em outros posts.
As imagens são uma ilustração apenas para que se consiga visualizar as possibilidades da atividade, porém, você, professor, pode criar outras inúmeras a partir desta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário! Sua opinião é importante.