PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

Voleibol ou Vôlei: desenhos das modalidades olímpicas para pintar, colorir, imprimir

O vôlei nasceu em 1895 – um ano antes da primeira edição das Olimpíadas – na Associação Cristã de Moços de Holyoke, no estado norte-americano de Massachussets. A ideia veio do pastor Lawrence Rider, que sugeriu ao professor William G. Morgan a criação de um esporte movimentado, mas de menor intensidade do que o basquete, outra modalidade recente que ganhava fama rapidamente.
Influenciado pelo tênis, Morgan decidiu colocar uma rede entre as duas equipes, evitando assim o contato físico característico do basquete. Inicialmente, a rede foi colocada a uma altura de 1,98m. O jogo foi batizado pelo professor Morgan de “mintonette”, mas a movimentação e o estilo de se praticar rapidamente o transformaram em “volley” – “torrente”, em inglês –, palavra que descreve também o “voleio”, jogada típica do tênis.

A história da modalidade nas Olimpíadas tem um fato interessante e até incomum. Em Tóquio-1968, o vôlei entrou no programa olímpico simultaneamente no masculino e no feminino. Desde a estreia, quando a União Soviética, entre os homens, e o Japão, entre as mulheres, conquistaram as primeiras medalhas de ouro, a modalidade não deixou de ser olímpica.
A expansão da modalidade foi algo impressionante. Apenas um ano depois de sua criação, nos Estados Unidos, já havia praticantes no outro lado do mundo, em países como o Japão. A disseminação ocorreu de uma forma tão rápida e eficiente que hoje o esporte detém uma marca grandiosa: a Federação Internacional de Vôlei (FIBV, em inglês) é a federação que mais possui países filiados entre todos os esportes, com 220.
No Brasil o vôlei virou um modelo de sucesso a ser seguido por outros esportes. Emplacando uma geração vencedora atrás da outra, de Atenas-2004 a Londres-2012, o Brasil não ficou de fora do pódio uma vez sequer. Nesse período, o país conquistou um ouro (2004) e duas pratas (2008 e 2012) no masculino, além de dois ouros (2008 e 2012) no feminino.









Inscreva seu e-mail gratuitamente para receber novidades! 
Ao receber o primeiro e-mail será preciso clicar no link seguro de ativação!


Cadastre seu e-mail para receber novidades!



Faça Cursos Online aqui.
Visite a LOJA DO ESPAÇO EDUCAR aqui.
Curso de Alfabetização aqui.
Curso de Brinquedoteca aqui
Curso de Psicologia Infantil aqui
Quer desenhos para colorir? Tem aqui.
Quer diversos alfabetos? Tem aqui.
Inscreva-se em nosso canal no YOUTUBE aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

Você poderá gostar também de...