Uma idéia colorida, divertida e educativa: um painel polvo, através do qual se pode trabalhar número e numeral de forma significativa e divertida. Sem as tradicionais e maçantes cópias, a criança pode associar quantidades a símbolos.
Monta-se um painel de polvo. Na parte de baixo da cabeça você escreve os números.
Em seguida, será preciso recortar tentáculos ou as pernas do polvo. Eles terão velcro colado nas pontas para que possam ser grudados pela criança no número correto. Coloque velcro no mural, logo abaixo de cada número. Você compra velcro a metro em papelarias ou casas de tecido.
Cada tentáculo traz colados botões com as quantidades ou numerais. Você pode colar botões, bolinhas de papel, eva etc.
É a criança quem irá fixar os tentáculos aos lugares corretos, fazendo associações, pedindo ajuda, brincando com os amigos!
Você pode, por exemplo, deixar os tentáculos virados para baixo, sobre a mesa e pedir que cada aluno retire um e coloque no lugar certinho. Observe que se você contextualizar o jogo, ele ganha sentido. Pode ser contada uma historinha sobre um polvo. Clique aqui e veja uma.
Na hora de guardar os tentáculos, nada melhor que este envelope, colado ao mural:
Mas você também pode modificar o modelo de polvo e fazer um mais divertido ou diferente!
Criação da atividade: os créditos encontram-se nas imagens: crayon freckies
Cadastre-se e receba muitas novidades!
Ao receber o 1º email do feedburner você precisa confirmar sua inscrição, clicando no link seguro de confirmação.
2 Comentários
Adoro todos os trabalhos de vcs. Nos ajudam imensamente nas práticas diárias.
ResponderExcluirOBRIGADA
Gostei muito da atividade.
ResponderExcluirSó não concordo quando diz que pode ir além do número 8. Pelo menos não com a figura do polvo. Isto porque um polvo tem apenas 8 tentáculos e, somo tal, se pusermos mais tentáculos na figura do polvo estamos a ensinar algo errado. Entendo que a ideia é abordar a área da matemática, mas as atividades têm de ser transversais e o mais corretas possível.
Obrigada pela partilha
Deixe um comentário! Sua opinião é importante.