Tangram é um quebra-cabeça chinês de origem milenar formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo); . O Tangram tradicional e mais difundido é um quadrado formado por sete peças. Com ele podemos representar as mais diversas figuras. Na Ásia ele é chamado de "As sete placas da sabedoria". É geralmente usado para estudar formas geométricas, desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico.
Diz a Lenda...
"Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciara uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho você registrará tudo que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem.
Lendas e histórias sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangram. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas."*
*Retirado do livro: Aprender vale a pena. (1998) Módulo 2. Secretaría do Estado de São Paulo.
*************
Não existe um tipo único de Tangram, apesar de muitas pessoas acharem que sim. Aquele tangram quadrado, chinês, tradicional, de 7 peças e o mais conhecido e para algumas pessoas, o único existente. Não é bem assim. Além deste, existem diversos outros tipos de Tangram. O objetivo é sempre montar uma infinidade de figuras, a partir de suas peças, que mudam de forma, de acordo com cada tipo, possibilitando que se montem figuras das mais diferentes possíveis. Também conhecidos como quebra-cabeças geométricos, que são jogos matemáticos utilizados como recurso didático concreto motivador da aprendizagem.
"... observa-se que esse tipo de jogo exerce uma grande atração sobre as crianças pela beleza das cores das suas peças, pelo desafio representado pelo reconhecimento das formas das peças e pela dinâmica pertinente à sua manipulação."
(Ana Maria M. F. Kaleff, em seu livro "Quebra-cabeças Geométricos e formas planas")
TIPOS DE TANGRAM
Formado por 7 peças. Essas peças são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio 1 quadrado e 1 paralelogramo.
TANGRAM TRIANGULAR
Por suas características peculiares, este Tangram é muito utilizado para ensinar polígonos. Ele é formado por 8 peças.
TANGRAM EM FORMA DE CORAÇÃO
O Tangram coração é um quebra-cabeças com 9 peças, partindo de um quadrado central, que pode ser também usado para se formar as mais diversas imagens.
TANGRAM OVAL
TANGRAM CIRCULAR
Tem a forma de um círculo e é dividido em 9 partes. Suas bordas curvas permitem a montagem e criação de peças diferentes do tangram tradicional.
TANGRAM MÍNIMO DE BRUGNER (de 3 peças)
Em 1984, o matemático alemão G. Brügner estudou o tangram. De seu estudo, obteve um tangram que é formado por um retângulo redividido em três triângulos retângulos. Este tangram ficou conhecido como o Tangram mínimo de Brugner.
TANGRAM DE FLETCHER
O Tangram de Fletcher é composto por 7 peças. porém, com ele, se pode formar bem menos figuras, as possibilidades de montagem são bem menores que no tangram tradicional. As peças são 4 triângulos, 2 quadrados de tamanhos diferentes e um paralelogramo.
TANGRAM PITAGÓRICO
Este tangram é uma prova geométrica do Teorema de Pitágoras. Ele é retangular, de base 4/5 e formado por 7 peças.
TANGRAM DOIS CÍRCULOS PARTIDOS
O Tangram dois círculos partidos possui sete peças, divididas em duas figuras.
Existem também o Tangram Russo de 12 peças, o Hexagram, que é o tangram hexágono, o Tangram de 5 peças, o Tangram de 12 peças, O Tangram de 17 peças, o chamado Armonigrama.
conteúdo muito legal, achei deveras interessante!
ResponderExcluir