PESQUISA

ATIVIDADE SOBRE EMOÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL COM EMOJIS OU EMOTICONS.

em 1/29/2019

    Esta atividade dá continuidade ao Jogo das Emoções que você pode ver aqui neste post, quando trabalhamos as emoções com um jogo educativo de fichas e massa de modelar.

Agora, vamos prosseguir com o mesmo jogo, porém utilizando fichas com emojis ou emoticons, tão utilizados pelas crianças de hoje em dia.



Esta é a segunda maneira de jogar. Basta, para isto, substituir as fichas com fatos pelas fichas com emojis abaixo:


 Mais emojis para imprimir...





O que é um emoji?


Emoji é de origem japonesa, composta pela junção dos elementos e (imagem) e moji (letra), e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmite a idéia de uma palavra ou frase completa.
Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais (Facebook, principalmente) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo.
(Fonte: Significados)
Cada criança deve escolher um rosto e, em seguida, as cartelas com imagens ou as cartelas com emojis devem ser embaralhadas. Cada criança pega um emoji e traduz a emoção dele, montando o rosto de acordo com ela, utilizando para isto as cartelas abaixo, com diversos olhos e bocas para recortar e brincar de montar:

Cartelas com olhos e bocas para imprimir




Mais um modelo de olhos e bocas para imprimir...






Sugestão:

Montar as expressões utilizando macarrão, feijão, palitos de picolé, tampinhas de garrafa...



Em seguida, a turma tenta adivinhar que emoção o amigo tirou e traduziu no rostinho.

O professor pode perguntar: "O que aconteceria para te deixar assim?

Dando a todos a oportunidade de falar sobre suas emoções e auxiliá-los na compreensão das mesmas e em como saber lidar com elas.

Exemplo de carinha montada de acordo com a ficha de emoji retirada:



Demonstraremos, também, uma terceira forma de dar continuidade ao mesmo jogo das emoções, a seguir.

Algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas com as crianças, dentro deste tema:

Dramatização da história “Bruxa, Bruxa venha a minha festae “Você tem medo de quê?”: através de roda de conversa são  apresentadas imagens que representem medos e anseios, em seguida confeccionar um tapete com gravuras de objetos, animais e coisas que os assustam, ou desenhar, ilustrar os seus medos e conversar sobre eles, na rodinha.


– Atividade Do “medo” para a “alegria”: as professoras chegam  a sala vestidas de Bruxa e com voz assustadora cantando a música “Bruxa Malvada”, conforme vão cantando a letra da música as Bruxas se transformam em um palhaço colorido e alegre, neste momento fazendo cócegas nas crianças e dançando ao som de músicas animadas.

– Pintura Facial: Levar para a sala de aula alguns modelos de pintura facial, como: palhaço, borboleta, gato, flores e outras pinturas que proporcionem alegria às crianças, deixando que eles tenham autonomia para escolher aquela que os deixa mais felizes. Fazer a pintura escolhida no rostinho de cada um.

– Cabelo Maluco: Uma caixa com perucas, acessórios e spray colorido para que as crianças escolham, e então utilizando o espelho pedir que as crianças observem sua imagem e a do outro, nesse momento as crianças podem trocar de pertences.

– “Túnel do grito”: cada vez que os alunos sentirem raiva ou algum sentimento de braveza, ir até o túnel gritar bem alto para extravasar sua raiva.

Massagem Relaxante Surpresa: As professoras proporcionam um ambiente tranquilo com música calma, a meia luz e com almofadas. Levam creme corporal, para fazerem massagem nas crianças e após esse primeiro contato as crianças passam a fazer massagem entre si e no outro, no rosto, nos bracinhos,  incentivando o contato e o afeto.

– Atividade “E lá vem a tristeza”: Apresentar a música do Cravo e a Rosa para que as crianças possam perceber e observar os sentimentos existentes na música, questionando em que momento os mesmos sentem-se tristes ou em que momentos provocam tristeza em seus colegas.

– Dados das emoções: Levar um dado onde em cada lado represente uma expressão (triste, alegre, surpresa, choro, medo e raiva), utilizando o espelho as professoras e as crianças representam as expressões do dado. (Atividades realizadas no CMEI Vó Rosa Dallago)

 
Visite a Loja do Espaço Educar aqui.
Faça Cursos Online aqui.
Espaço dos Alfabetos
Desenhos para Colorir
 
 
 

Inscreva seu E-mail abaixo para receber todas as novidades!

Escreva aqui seu e-mail:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Deixe um comentário! Sua opinião é importante.



Você poderá gostar também de...