PESQUISE AQUI

POSTAGENS MAIS RECENTES!

Modelo de Relatório de Avaliação!





     Devido a diversos pedidos e dúvidas com relação aos relatórios de avaliação individual, estarei postando aqui alguns que escrevi para a Ed. infantil, 1º e 2º Semestres. Isto não significa que não sirvam para as outras faixas etárias. Foram escritos a partir do desempenho de alunos de 03 anos, porém, servem para que o professor observe traços característicos importantes que devem constar em um relatório.
O relatório não deve ser atitudinal. Sempre que fizer uma observação negativa, o professor deve fazê-la procurando a melhor forma de expressar-se, sem rotular o aluno ou dar-lhe um título negativo ou mesmo afirmando uma realidade imutável, como se para aquele aluno não houvesse solução. Procurar colocar as palavras de forma a deixar evidente que o aluno está enfrentando dificuldades, porém algumas ou várias atitudes vêm sendo tomadas pela equipe pedagógica ou pelo professor, em sala de aula, no sentido de auxiliá-lo a superar suas dificuldades.
É importante evitar rótulos ou a utilização de adjetivos pejorativos ao avaliar. 







  • A seguir, um modelo de relatório Semestral de grupo. Ou seja, a análise do grupo ao final de um primeiro semestre de trabalho,  mudando os nomes dos alunos por nomes fictícios. E mais abaixo, modelos de relatórios individuais de avaliação que escrevi para uma turminha de Educação infantil. 




  • Escola ...
    Relatório Diagnóstico do Desempenho Escolar
    Turma: Educação Infantil – 1º Período
    Profª: Elizabeth ...
    Relatório do Grupo

    De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se uns aos outros, opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as atividades em grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito a divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. Saindo de uma fase egocêntrica, iniciam a formação de hábitos de partilha e internalização de regras de convivência social. A linguagem está em desenvolvimento e a maior parte dos alunos ainda aprensenta um falar bastante infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas, o que não é incentivado. Exercícios como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar vem sendo realizados. Bastante participativos, todos já realizam as tarefas rotineiras, com exceção de João e Mário, que ainda estão num processo de adaptação ao meio, aos outros e acostumando-se a seguir regras preestabelecidas. Alguns já identificam as cores primárias e contam oralmente até cinco. De modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e recontar histórias, passando com facilidade a imitar as personagens, através do jogo simbólico. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que também é típico da faixa etária, com exceção de Amanda, que tem sido incentivada a interagir mais com o grupo. As atividades e jogos lúdicos têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre.



    Obs: Foi pedido que este relatório fosse escrito completo em um parágrafo apenas.
    ______
    Relatórios Individuais do Desempenho Ed. infantil 1° Semestre. Clique aqui para visualizar online e clique aqui se desejar baixar.

    Relatórios Individuais do Desempenho Ed. infantil 2° Semestre. Clique aqui para visualizar online e clique aqui se desejar baixar.




    10 comentários:

    1. Obrigada pela dica, seu trabalho está ótimo!

      ResponderExcluir
    2. ADOREI .PARABÉNS! VOCÊ ME AJUDOU BASTANTE.
      OBRIGADA!

      ResponderExcluir
    3. Realmente muito bom, parabéns!

      ResponderExcluir
    4. Parabéns pela iniciativa. Muito me ajudou!

      ResponderExcluir
    5. adorei...mas gostaria de dicas de relatorio pra matermal 1

      ResponderExcluir
    6. Adorei...mas gostaria de dicas de relatorio maternal1

      ResponderExcluir
    7. gostei muito muito min ajudou bastante

      ResponderExcluir
    8. Adorei! Foi bastante importante ter lido esse relatório, me ajudou bastante. Parabéns!!!

      ResponderExcluir
    9. Adorei... mais gostaria de dicas de relatórios bimestral

      ResponderExcluir

    Deixe um comentário! Sua opinião é importante.

    Você poderá gostar também de...